Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Dinheiro da sua empresa não é seu!

1432 visualizações

Como assim?
Todas as vezes que o empreendedor inicia um novo negócio e principalmente quando ele é marinheiro de primeira viagem é muito comum que ele confunda o seu dinheiro com o dinheiro da empresa e vice e versa. Preste atenção se você não está fazendo essa confusão.

Isso é muito mais comum do que você possa imaginar. Mas mesmo que você seja um pequeno empreendedor, um MEI por exemplo é necessário que você faça essa separação.

Mas como fazer isso? Por onde começar?
Tenha o hábito de anotar tudo o que você gasta.
Prá facilitar esse controle, eu tenho por hábito pedir NF de todas as compras e despesas que eu realize. Muitas vezes, e para meu controle o comprovante do cartão de débito já ajuda. Vou guardando isso na minha carteira. E uma vez por mês, normalmente ao final de cada mês eu transfiro todos esses comprovantes para uma planilha tomando o cuidado de separar as despesas que eu realizei por conta do meu trabalho das despesas que eu fiz para a minha casa ou as pessoais.
Lembrando que dependendo de como a sua empresa estiver enquadrada e do tamanho do movimento financeiro dela será importante você ter TODAS AS NOTAS FISCAIS das compras e pagamentos que fizer para a empresa.
Por exemplo:
Se você saiu para fazer compras de material para o seu trabalho vai ter a NF dos materiais, mas também tem a condução ou gasolina e tem aquele lanchinho que você fez no meio do dia. Tudo isso é despesa por conta do seu trabalho.
Você não teria tido a despesa com o lanche se não tivesse saído para as compras de material para a empresa.
Um outro exemplo: Você encheu o tanque do carro e saiu para as compras de material para a sua empresa. Depois das compras você decidiu fazer uma visita a sua mãe.
Com o mesmo tanque cheio você fez duas despesas diferentes. Uma para o trabalho e outra pessoal. Pense em considerar meio tanque para o trabalho e meio tanque para o pessoal.
Assim você vai separando uma a uma cada despesa.
O dinheiro que você gasta vem da mesma conta de banco. E só está lá porque você trabalhou. Vendeu produtos ou serviços e ganhou pelo trabalho. Portanto o dinheiro vem de um único lugar enquanto os gastos são divididos.
Você tem que fazer essas divisões até porque precisa reinvestir em seu trabalho. Comprar novos materiais ou comprar um novo equipamento para continuar trabalhando. Se não souber quanto é da empresa e quanto é de verdade seu você corre o risco de ter um empreendimento que nunca vai render nada ou até se estiver rendendo alguma coisa poder ter melhor distribuídas as despesas por conta do próprio trabalho. Ou ainda poder “gastar” mais com suas despesas pessoais porque o seu empreendimento está dando bons lucros.
Você só vai saber se controlar essas despesas na ponta do lápis.
E depois de vários meses de anotações você começa a perceber qual a média de gastos que está realizando com o seu empreendimento e qual a média com as despesas pessoais.

Pense nisso! Como você está gastando o dinheiro que você faz com o seu trabalho? Tem anotadas as despesas referentes ao seu trabalho? Quais são essas despesas. Me conta isso! Usa o campo dos comentário aí embaixo prá isso. Ou então me manda um email com a sua história. Se tiver duvidas ou quiser sugerir algum tema para um novo video, além do campo comentários você pode mandar um email prá mim no endereço duvidas@elaborandoprojetos.com.br -


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/E-yRlmf0V3Y
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************