Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Artesão – Posso dar Aulas?

220 visualizações

Como artesão – posso dar aulas?

Você é artesão e acabou de se registrar como MEI e está pensando em dar aulas de suas técnicas de artesanato para dar uma incrementada no orçamento.
Fica comigo que eu te conto o que vc precisa fazer!
Antes de ir para o assunto de hoje preciso pedir para vc se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho prá receber as nossas atualizações diárias. E prá receber conteúdos exclusivos, torne-se MEMBRO do Canal!.

Bom para quem se cadastrou como MEI para se formalizar e poder inclusive vender e emitir notas fiscais para os seus clientes está no rumo certo.
Mas muitas vezes ao preencher o formulário no portal do empreendedor vc escolhe todas as atividades que vc já executa como artesão. E vai incluindo porque vc pode ter uma atividade principal e até outras 15 como atividades secundárias.
Então se vc faz artesanato com papel, madeira, cerâmica, tecido, fibras – vc pode incluir tudo isso no seu cadastro único de MEI.
Isso não altera em nada o valor mensal que vc vai pagar como impostos a serem recolhidos. E esses impostos incluem todos os impostos, mas principalmente o INSS. Isso garante a você a sua aposentadoria e benefícios como auxílio maternidade, benefício por acidente de trabalho entre tantos outros.
Só que a vida não está fácil prá ninguém e vc está pensando em dar aulas também. Ensinar as suas técnicas para um público que possa pagar inscrições e material.
Vc vai ter que preparar muito bem isso tudo porque as inscrições pagas pelos participantes vai ter que cobrir todas as suas despesas.
Despesa com locação de espaço – caso vc precise de um para ministrar a oficina.
Despesa com materiais – vc pode vender a inscrição já com os materiais inclusos ou não.
Despesa com impressão de apostilas e certificados. Se bem que eu tenho optado por entregar apostilas em formato PDF – virtual. E se o participante quiser ele imprime em casa ou usa de outra forma para visualizar o material. E os certificados eu também preparo e encaminho por email. Quem fizer questão do papel pode imprimir num papel melhor e até colocar num quadro!
E é claro que precisa sobrar um valor prá vc que é responsável por tuuudo isso.
Planejar todas essas etapas é importante. Cuidar da divulgação nas mídias sociais ou colar cartazes em lojas, escolas e clubes faz parte da estratégia de divulgação para atrair o público pagante.
E se algum inscrito te pedir uma Nota Fiscal? Você pode emitir a Nota Fiscal para ele?
Bom… Primeiro você precisa saber se o cadastro como MEI tem a atividade que permite vc ministrar oficinas, cursos, palestras. Se isso estiver no seu cadastro como MEI não vai ter problemas para emitir a NF.
Mas se o seu cadastro não tiver essa atividade vc vai precisar alterar ele incluindo ela. Só assim vc estará emitindo NF para serviços que realmente pode realizar e está legalizado para isso. Hoje, existem duas possibilidades de atividades permitidas e que se encaixam para quem quer dar aulas.

INSTRUTOR(A) DE ARTE E CULTURA EM GERAL INDEPENDENTE com CNAE – 592-9/99 e PROFESSOR(A) PARTICULAR INDEPENDENTE CNAE – 8599-6/99. Veja qual o que está mais adequado à atividade de cursos que vc vai ministrar a faça a alteração no seu cadastro.
Desejo sorte na empreitada! Não esqueça de planejar tudo com cuidado!
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Sq4X1qG1z7U
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************