Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Cadastrar Empresa no SALIC – #SALIC

1546 visualizações

Você ainda não encaminhou nenhum projeto para a Lei Federal de Incentivo à Cultura porque não entende ou tem dificuldade com o sistema. Essa série vai te ajudar com isso.
Vamos ver como vc pode incluir um CNPJ – uma empresa/produtora cultural no SISTEMA.
Você acessa o sistema através da internet. No seu navegador digita salic.cultura.gov.br.
Na página que vai abrir vc precisa executar o LOGIN.
Vc digita o seu CPF e a sua senha – porque já está cadastrado e clica em ENTRAR.
Feito o LOGIN a primeira coisa que aparece o COMUNICADO. É nessa página que a Secretaria Especial de Cultura e os técnicos que administram o sistema mantém informações atualizadas para os proponentes. É importante que vc sempre leia o COMUNICADO. Se vc tem acessado com regularidade o sistema da mesma forma passe rapidamente pelo COMUNICADO para ver se não tem alguma informação nova.
Feita a leitura vc vai incluir um CNPJ – uma empresa, uma produtora cultural. Para isso vc clica em ADMINISTRATIVO e CADASTRAR PROPONENTE.
Na janela que abrir vc vai digitar o CNPJ da empresa. Neste momento o sistema já te alerta que antes de finalizar vc precisa incluir um dirigente vinculado a este CNPJ. Isto porque um CNPJ tem sempre um CPF responsável por ele, pela empresa. Se vc est
a incluindo uma associação sem fins lucrativos o dirigente a ser incluído é o preseidente da instituição. Se for uma empresa o diregente será o sócio ou muitas vezes o único responsável pela empresa. Após incluído o CNPJ da empresa, quando vc vai para o quadro seguinte o sistema busca todas as informações referentes a esse CNPJ digitado no Sistema da Receita Federal uma vez que o SALIC “conversa” com o Sistema da Receita Federal.
Vc vai checar as informações e caso alguma esteja incorreta aproveita para atualizar.
Caso não tenha um telefone no cadastro aproveita para incluir. Ele é uma forma de contato da Secretaria Especial de Cultura com vc.
Dados Principais são os que aparecem logo na primeira página.
Endereços – Se vc clicar em endereços aparecem os seus endereços cadastrados. É o momento de conferir e atualizar essas informações.
Se o endereço que aparece estiver errado vc pode excluir clicando em EXCLUIR. O sistema pergunta se vc confirma a exclusão ou não. Clicando em SIM o endereço é automaticamente excluído e vc vai precisar incluir um novo endereço.
Como o endereço que aparece agora está correto vc clica em NÃO. Se vc tiver um segundo endereço além do residencial como por exemplo o endereço comercial. Vc clica em NOME e na janela que abrir vc coloca o CEP do endereço que vc vai incluir. Como o SALIC também conversa com o Sistema dos Correios a busca é automática. Vc precisa conferir os dados e incluir somente o número da casa ou do prédio porque a rua/avenida já veio automaticamente. E vai precisar selecionar que tipo de endereço vc está incluindo. Residentcial, Comercial ou Endereço – Receita Federal. Ainda precisa selecionar se autoriza ou não divulgar o endereço. Se vc quer que o sistema divulgue o endereço é só marcar o sim. Se vc NÃO quer da divulgação marque o NÃO. Informe também se o endereço é ou não para correspondência. A Secretaria Especial de Cultura poderá mandar ou não documentos/cartas por correio para o endereço dependendo de como vc selecionar aqui.
Feito isso é só SALVAR. E vc fica com os endereços atualizados no sistema.
É bom conferir os telefones. Se não tiver nenhum telefone incluído basta clicar em NOVO. Seleciona o tipo de telefone Celular, Comercial, Fax, Residencial, Telefone – Receita Federal. Informe selecionando o Estado onde está o telefone. O DDD precisa ser selecionado porque no Estado muitas vezes tem mais de um código de cidade. Inclua o número do telefone e selecione se ele pode ou não ser divulgado. Vc decide isso!
Ainda há a NATUREZA da empresa/insituição. Clique em Natureza e atualize a informação. Se é uma empresa de DIREITO PRIVADO COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ou EMPRESA DE DIREITO PÚBLICO. Empresa de Direito Privado com fins lucrativos são TODAS as empresas que visam lucro. Se vc estiver incluindo uma associação altere para EMPRESA DE DIREITO PRIVADO COM FINS LUCRATIVOS.
Atualizando essas informações adicionais basta clicar em SALVAR e todos os seus dados estão atualizados no SALIC.
O campo visões indica como o SALIC enxerga esse proponente.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento #salic

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/NopgYGCmEss
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************