Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Ganhar Dinheiro com Arte

1159 visualizações

Como ganhar dinheiro com arte?
Fica comigo!

Essa é uma pergunta que invariavelmente os artistas se fazem o tempo todo. E não é fácil responder porque a maioria dos artistas raramente enxerga o seu fazer, a sua arte como um negócio.
O que ouço sempre é: Sou artista, não sou vendedor. Sou artista e minha obra não é um produto. Bom, enquanto o artista pensa assim ele não consegue de fato ganhar dinheiro com a arte que faz.
Todo empreendedor e aqui vou incluir os artistas só conseguem de fato ganhar dinheiro com o que fazem quando passam a entender que o que estão fazendo é um bom negócio.
Compor músicas pode ser só uma distração. O músico compõe para passar o tempo. O mesmo vale para o artista plástico que pinta como hobby, a bailarina que ensaia e dança para a família e para manter a postura ou a saúde. Tudo isso é válido e importante para cada um desses “artistas". Mas a bailarina, o músico ou mesmo o artista plástico só vão ganhar dinheiro com a sua arte quando pensarem de forma estratégica o negócio que estão desenvolvendo.
O artista, prá sobreviver. pode passar a dar aulas sobre o que sabe fazer. Mas só o fato de pensar em dar aulas pode não transformar a sua arte em um negócio.
Prá ganhar dinheiro com arte há etapas a serem planejadas. Entre essas etapas estão:
Etapa 1 - Pensar claramente o que o artista quer vender? Ele vai vender o que sabe fazer em forma de professor aluno? Ele vai vender o produto que ele executa? O seu espetáculo? A sua obra?
Etapa 2 - Qual é o público que vai comprar essa arte? É muito comum o artista começar vendendo para os amigos e parentes e na cidade ou bairro onde mora. Mas hoje com as ferramentas que temos é necessário pensar como atingir o seu público de outras formas.
Etapa 3 - Divulgar! Parece fácil! Vc coloca um anúncio no facebook, ou começa a fazer vídeos ensinando o que sabe fazer. Mas como de fato vc vai ganhar dinheiro? Quem vai pagar para assistir os seus vídeos ou comprar o que vc anunciou? Vc precisa planejar essas etapas e contar com pessoas que entendam de cada uma dessas ferramentas para vc de fato ter sucesso na “venda da sua arte”
Etapa 4 - Preparar a exposição do artista. Se ele é artista plástico é uma exposição de suas obras. Pode ser no seu atelier/oficina ou mesmo uma exposição virtual. Se é o músico ou a bailarina, é preciso se expor num espetáculo. Mas executar/produzir tudo isso dá muito trabalho. Mas não há venda se não há vitrine do produto.
Etapa 5 - Participar de eventos, editais, concorrências. Se vc está numa pequena cidade parece que é mais fácil participar dos eventos da cidade. Mas a gente sabe que muitas vezes os gestores públicos só dão oportunidade para os mesmos. É sempre a mesma panelinha. Será que não seria uma estratégia você estar nessa “panelinha”? Se vc está numa metrópole participar de um edital pode ser a vitrine que vai alavancar a sua carreira. Mas editais são concorrências, além de qualidade do que se vai apresentar é preciso contar com a sorte.
Todas essas etapas precisam de planejamento. E isso é uma coisa que o artista sozinho muitas vezes não consegue fazer. O dinheiro que vc vai ganhar com a sua arte não dá em árvores e não cai do céu. É necessário planejar e ter uma estratégia. Saber onde se quer chegar, com quem quer chegar, conhecer o caminho e os atalhos. É possível sim viver de arte!
Se vc está vivendo de arte conte nos comentários quais as suas estratégias e o que vc tem feito. SE vc ainda não vive de arte conte o que já tentou fazer e não deu certo. Quem sabe podemos aprender com vc e dar outras dicas!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/KC1WfCvMm8A
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************