Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Implantar a Agenda 2030?

6343 visualizações

Depois que a Agenda 21 foi homologada na ECO92 que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e que reuniu presidentes de países e ONG’s de todo o planeta muita água rolou e os dirigentes dos países junto com a ONU se reuniram outras tantas vezes e outras agendas foram estabelecidas com base na primeira.
A Agenda 21 estabelecia metas a serem atingidas antes da virada do século – por isso o nome. Parte das metas foram alcanças e outras foram atualizadas. Assim nasceram os Objetos do Desenvolvimento do Milênio estabelecendo objetivos e ações que deveriam ser implantados e alcançados até 2015. Em 2015 novamente outra atualização gerando uma agenda 2030 com outros objetivos para serem batidos até 2030.
Sabendo desse pequeno histórico e das metas que todos nós precisamos alcançar devemos todos trabalhar e alinhar os nossos trabalhos com essas agendas.
Agora você foi desafiado a implantar um programa na sua empresa ou na sua ONG ou mesmo para a sua prefeitura que atenda a AGENDA 2030. Por onde começar? A primeira providência é entender o que é essa agenda e quantos e quais dos objetivos você vai implantar ou melhorar na sua comunidade.
Quais desses objetivos e metas estão de alguma forma ligados ao seu negócio? O seu produto ou serviço ou ações da sua secretaria municipal afetam de alguma forma a qualidade de vida, a fome, as pessoas, a paz no planeta ou mesmo a prosperidade da sua comunidade?
Faça esse levantamento e chame os seus colaboradores para pensarem juntos como atuar de forma eficiente colaborando para que os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável sejam atingidos até 2030. Assim vale envolver os funcionários, os fornecedores, os clientes e amigos e mesmo a comunidade onde o negócio esteja estabelecido. E não importa o tamanho do seu negócio ou da cidade. Isso vale para pequenas, médias, grandes e megas empresas e municípios de 2mil a 10milhões de habitantes.
Cada pequena ação focada numa pequena localidade pode gerar impactos positivos e provocar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida local. As ações conjuntas de pequenas localidades vão ecoando e fazendo a diferença.
Pense que uma vez alinhados os objetivos do seu negócio a uma agenda global isso pode inclusive melhorar o desempenho de seus funcionários e a imagem de sua empresa junto ao mercado.
Temos até 2030 prá trabalhar com o foco nessa agenda. É muito tempo para quem já está de alguma forma trabalhando desde 1992 e tem usado essas agendas para construir seus programas de governo, projetos da sua associação ou mesmo focando o lucro da sua empresa Mas se você está começando agora, CORRA, porque o tempo passa e temos muito ainda por fazer.
Lembro que:
– que tal se você pensasse em ações para minimizar a fome local e garantir que toda a sua comunidade possa ter alimentação de qualidade usando toda a produção da agricultura familiar local?
As metas com foco no planeta determinam que precisamos proteger o planeta da degradação pensando num consumo sustentável gerenciando recursos naturais e tomando medidas importantes sobre a mudança climática deixando um mundo melhor para as novas gerações.
– Nesse caso você pode alinhar os seus produtos ou serviços para gerar o menor impacto ambiental possível provocando inclusive mudança de comportamento na sua comunidade.
Com foco na prosperidade as metas e objetivos da agenda 2030 devem assegurar que todos nós possamos ter uma vida próspera e de plena realização pessoal com progresso econômico, social e tecnológico e com harmonia com a natureza.
– Para essas metas que tal pensar em provocar mudanças em hábitos para a melhoria do desenvolvimento pessoal educacional e profissional na sua comunidade?
A paz no planeta também está prevista e a agenda determina que precisamos promover sociedades pacíficas justas e inclusivas, livres do medo e da violência.
– Difícil ter o um mundo sem violência mas garanto que a sua comunidade deve ter iniciativas ou projetos para que ela seja diminuída na região. Que tal se vc ouvisse ela?
Agora tudo isso não pode acontecer sem parceiros determinados a mobilizar todos os meios necessários para implementar a Agenda. A parceria tem que ser global e solidária concentrando esforços para as necessidades dos menos favorecidos e mais vulneráveis e com a participação de todos os países e em todos os níveis.

Agenda 21
▶ https://goo.gl/CnpVPP

Objetivos De Desenvolvimento do Milênio
▶ https://goo.gl/2gsJsM

Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
▶ https://goo.gl/1A49rr

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/hyl7rmXI0qY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************