Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Uma Associação Pode Ter Mais de Um Projeto

3505 visualizações

Uma associação pode ter mais de um projeto?
Como acontece isso? Onde registro o projeto da associação?

Prá começar essa conversa vc precisa entender que ser uma associação sem fins lucrativos é o mesmo que ser uma empresa. O que diferencia uma da outra é que a associação não pode ter lucro enquanto a empresa precisa ter lucro para o seu dono ou sócios.
Sendo uma associação sem fins lucrativos vc precisa ter um produto ou serviço que gere alguma sustentabilidade para a organização.
E uma das possibilidades para gerar essa sustentabilidade é a associação ter projetos.
E claro que ela não vai ter um único projeto. Não dá para ter um único projeto e considerar que ele vai ser o pilar de sustentação da ONG. É preciso ter várias atividades/ações ou projetos.
É muito comum a associação ter um único projeto e sobreviver por algum tempo com ele. Mas será inevitável diversificar uma vez que mesmo os patrocinadores querem que a instituição consiga sobreviver com suas próprias pernas.
Um projeto sozinho não é uma empresa. Um projeto é uma atividade muitas vezes com começo meio e fim. Um projeto é uma ação que a associação vai realizar para atender o propósito de existência da própria instituição.
Assim uma associação que atenda prioritariamente crianças no bairro com atividades de educação no contra turno pode passar a ter um projeto com esse propósito inscrito em leis de incentivo ou mesmo atendendo a uma emenda parlamentar. O projeto terá começo meio e fim porque será realizado num tempo determinado. Terminado o tempo do projeto ele poderá se inscrito indefinidamente em leis de incentivo ou editais para que ele não pare de acontecer.
Tudo isso requer pessoas planejando e administrando e cuidando de todas as etapas para que tudo possa continuar a acontecer na instituição.
E como a associação precisa atender a comunidade muitas vezes ela acaba executando outras atividades envolvendo a família das crianças atendidas ou até a escola dessas mesmas crianças. Começam a nascer assim outros projetos que podem ser pontuais ou mesmo anuais e que se repetem ano a ano.
Portanto um projeto não é uma associação. Os projetos estão dentro da associação e usam toda a estrutura dessa organização incluindo pessoas, logística, espaços e fornecedores.
Um projeto não vai ter um CNPJ próprio porque ele não tem personalidade jurídica.
O projeto usa o CNPJ da associação para que possa receber verbas e pagar as contas de tudo o que vai acontecer por conta das atividades previstas no projeto. O projeto terá uma conta bancária própria para receber as verbas de doações ou patrocínios. A conta bancária não terá o nome do projeto. Ela terá o nome e CNPJ da associação. O banco onde a conta for aberta não entende que aquele dinheiro é para executar ações de um projeto específico. Quem precisa entender isso é o responsável pela associação e os profissionais que estarão administrando o projeto.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/uma-associacao-pode-ter-mais-de-um-projeto/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************