Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Sair da ONG?

481 visualizações

Como sair da ONG
Você é membro de uma associação sem fins lucrativos e não está contente com o que está acontecendo nela. Como sair?

São várias as condições de membros associados à ONG's formalizadas. Se vc está em uma associação sem fins lucrativos somente como membro associado deve estar no Estatuto dela a forma como vc pode se desligar da associação.
Normalmente basta uma carta destinada à diretoria ou Conselho Gestor ou Conselho de Administração para que vc esteja desligado.
Se vc é membro do um dos Conselhos - Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal não basta a carta de renúncia. Ela é somente o primeiro passo. Com o seu desligamento a direção da instituição vai precisar tomar providências para a sua substituição. Eventualmente realizar uma assembleia geral ordinária ou extraordinária para oficializar a sua saída e realizar uma nova eleição ou nomeação de outra pessoa para o seu lugar. Tudo deve estar descrito no Estatuto e Regimento Interno. Todas estas providências estão estabelecidas nesses documentos.
Se estiver descrito no Estatuto ou Regimento Interno que o Conselho Fiscal ou Conselho Deliberativo será de indicação do Conselho de Administração ou Conselho Gestor (cada instituição pode dar um nome diferente a esses órgãos) não é necessária uma eleição, mas os nomes dos indicados precisam ser validados na Assembleia para poder valer e cumprir legislação.
Há um Conselho de Notáveis, Conselho Consultivo que seus membros podem ser indicados pela direção da instituição sem necessariamente passarem por eleição ou terem seus nomes validados na Assembleia. Isso porque os membros do Conselho Consultivo normalmente colaboram voluntariamente com a direção da ONG para que ela cumpra a sua missão e objetivos. Suas interferências são de planejamento estratégico, orientação, colaboração com a gestão e legalmente não estarão assinando documentos ou mesmo serão responsabilizados pelas ações e programas da instituição.
Se vc é membro de um Conselho Consultivo é possível que só a sua carta de renúncia para a direção já seja suficiente.
De qualquer forma e independente da sua posição dentro da associação vc dê uma lida no estatuto e no regimento interno para saber o que exatamente vc precisa fazer para se desligar dela sem causar problemas tanto prá você como para a instituição.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/_HnOx9skL-I
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************