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Qual o Papel dos Serviços de Assessoria de Imprensa para Projetos Culturais?

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ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA PROJETOS CULTURAIS
Qual o papel dos serviços de assessoria de imprensa que contratamos para projetos culturais?
Fica comigo!

É sempre bem difícil encontrar um profissional ou uma empresa que preste os serviços de assessoria de imprensa de forma que o valor caiba dentro do projeto.
Nossos orçamentos são sempre curtos e esse é um serviço que precisa ser remunerado com valores de mercado.
Ocorre que muitas vezes também não encontramos assessores de imprensa especializados nos segmentos culturais e o resultado do trabalho pode não ser efetivo.
São muitas variáveis que precisamos levar em consideração para efetivarmos um trabalho competente.
Não basta o jornalista se dizer especialista ou ter trinta anos no mercado. É importante que ele entenda o segmento cultural que está divulgando e quais as melhores mídias a serem abordadas para o produto.
Também não é suficiente preparar um release bacana e disparar no mailing. É preciso um trabalho de acompanhamento da entrega do release e uma abordagem pessoal com as mídias – jornais, revistas, on-line e impressas.
Um assessor de imprensa pode incluir o serviço de clipagem nas atividades que vai realizar. A Clipagem nada mais é do que o acompanhamento de tudo o que foi efetivamente publicado. Esse serviço pode ser cobrado separado dos serviços de assessoria de imprensa, mas estar no mesmo pacote de entrega.
O proponente vai precisar dos comprovantes de divulgação para apresentar na prestação de contas. Então seria importante que ao contratar os serviços de assessoria de imprensa incluísse a clipagem no pacote.
A assessoria de imprensa não vai criar um release da própria cabeça. Vai contar com informações importantes do projeto e atender o que estiver estabelecido na lei de incentivo, no edital, no manual de marcas do governo e dos patrocinadores.
Se o projeto foi viabilizado com renúncia fiscal ou um edital público, há regras específicas nesses programas para as divulgações que precisam ser seguidas.
Não dá para divulgar de menos e nem de mais. Mas a divulgação precisa acontecer e ter um assessor de imprensa qualificado para de fato fazer a diferença para o projeto.
Preparado o release que é aprovado pelo proponente ou responsável legal do projeto ele pode ser encaminhado para os vários veículos – jornais, revistas, portais, mídias sociais, site do projeto, etc.
Todos os veículos vão publicar?
Depende do relacionamento do assessor de imprensa com esses veículos e depende também do que esteja acontecendo no momento.
Embora muitas vezes o assessor de imprensa realize um trabalho impecável, o veículo pode não publicar o release porque uma notícia mais importante apareceu no dia e horário. Assim a divulgação do espetáculo ou do lançamento do livro ou abertura da exposição vai ficar num segundo plano porque choveu demais ou até mesmo um problema de segurança surgiu na cidade.
Infelizmente a cultura e suas divulgações podem não ser prioridade nos veículos de divulgação. E nós – pobres proponentes – precisamos ficar atentos a isso!
Olho da divulgação!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

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