Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Sair do Vermelho?

155 visualizações

Bom, essa é uma preocupação que aflige não só os artistas. Mas para eles me parece que é crucial porque eles e muitos empreendedores não têm ganhos regulares. E acabam, por falta de planejamento, entrando com muita facilidade no vermelho.
Uma dica que eu dou é: Guarde, poupe pelo menos dez por cento de tudo o que você ganha. Todo o dinheiro recebido de cachês, apresentações, projetos, venda de produtos culturais, ingressos, etc. deve ter pelo menos dez por centro separado em uma conta poupança ou uma reserva em alguma aplicação. A reserva é necessária justamente para quando você não tiver ganho nenhum ou passar muito tempo sem vender um produto.
Agora se já está no vermelho: Renegocie o cartão de crédito e quebre-o! Não faça mais contas, carnês ou empréstimos. Tente negociar as suas pendências dentro do seu orçamento. Separe parte dos seus ganhos para quitar essas pendências.
E importante! Não faça mais compras! Pense se o que está comprando (por mais tentador que seja) é mesmo necessário. Compramos muitas coisas desnecessárias. Será que um sapato novo é mesmo necessário? Será que o sapato velho com um bom trato não fica com cara de novo? Será que você precisa mesmo pagar a conta do jantar com amigos? Se são amigos, nada como “rachar” a conta. Quando você está no vermelho as suas primeiras reservas vão ser para quitar as dívidas com cartão, carnet, parcelamentos, empréstimos, etc. Depois que pagar as contas pendentes aí poderá fazer a reserva de verdade. É necessário com certeza uma coisa importante que muitas vezes não se tem – DISCIPLINA. Entrar no shopping e não gastar, não cair na tentação de mais uma bolsa nova.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: http://www.elaborandoprojetos.com.br/com...
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************