Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como São Selecionados os Projetos Nos Editais ProAC – 2021

1876 visualizações

COMO SÃO SELECIONADOS OS PROJETOS INSCRITOS NO PROAC?
Essa é uma pergunta bem interessante de responder! E com base nesses critérios é que você precisa construir e explicar o seu projeto.
Segundo informações que estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo a Comissão de Seleção é formada por cinco especialistas na área, sendo três da sociedade civil, indicados por entidades e associações do setor cultural; um da sociedade civil, de notório saber, indicado pela Secretaria e um servidor público, indicado também pela Secretaria.
Esses profissionais analisam projetos de segmentos com os quais estejam familiarizados. Normalmente que analisa projetos de música são representantes de organizações de música e indicados da secretaria que tenham familiaridade com esse segmento.
Cada Comissão avaliará a relevância e a qualidade, o potencial de impacto, a qualificação dos profissionais envolvidos, a viabilidade e a capacidade de realização, buscando um resultado compatível com o perfil das inscrições e a diversidade de gêneros, estilos, tipos de projetos, temas e alcance geográfico da produção cultural do Estado de São Paulo.
Todos os critérios são pontuados de 0 a 10.
E afinal quais são esses critérios?
Vamos lá!
Critério A – Qualidade e Relevância artística cultural do projeto. Neste quesito serão avaliadas a qualidade e a relevância do projeto levando em conta a descrição do que se pretende realizar, o histórico e as informações artísticas apresentadas. Por isso o item Relevância precisa estar preenchido e claro para que os técnicos consigam entender o alcance das atividades do projeto.

Critério B – Potencial de impacto cultural, econômico e na formação de público. Aqui serão avaliados o potencial do projeto na cena cultural, quantidade de pessoas empregadas e o público alcançado no Estado de São Paulo. Portanto, mensurar público e estar com o detalhamento dos impactos e contrapartidas geradas pelo projeto é importante.
Critério C – Qualificação dos artistas e técnicos envolvidos. A sua ficha técnica precisa ter pessoas competentes em cada uma das funções. Não é necessário que todos sejam PHD´s com formação universitária, mas além de estarem comprometidos precisam ter uma história de realização de atividades culturais.

Critério D – Compatibilidade orçamentária, viabilidade e adequação do cronograma. Quem sabe o que está fazendo sabe exatamente quanto custa cada um dos profissionais e cada um dos itens materiais, serviços e equipamentos para a realização do projeto. Da mesma forma que do lado de cá o proponente tem essas informações, quem analisa também está por dentro de valores e como funcionam os tempos para a realização de cada uma das etapas do seu projeto. Seja honesto ao preparar tanto planilhas orçamentárias quanto o seu cronograma.

E por fim o critério E – Capacidade de realização e histórico de realizações do proponente. Os membros da CAP vão ficar atentos à capacidade de realização demonstrada pelo proponente através de seu portfólio e de seu currículo. Afirmo sempre que ter esses documentos em ordem e atualizados são fundamentais tanto para apresentação em editais quanto para a procura de colocação profissional.

Cada membro da Comissão de seleção atribuirá notas de 0 a 10 para cada um dos critérios.
A nota de cada membro da comissão será definida pelo cálculo da média aritmética das notas de todos os critérios. Isso significa que serão somadas todas as notas que o técnico avaliador deu e o total será dividido pelo número de critérios que neste caso dos Editais PROAC são 5.
A nota final do projeto será definida mediante o resultado da média aritmética das notas de pelo menos 3 dos 5 membros da comissão.
Apesar da Comissão ter 5 membros, somente 3 efetivamente analisarão o seu projeto através de um processo de sorteio feito pelo sistema.
Assim as notas que 3 técnicos derem para o seu projeto serão somadas e divididas por 3 para chegar à média e nota final.
Em caso de empate na totalização dos pontos dos projetos selecionados, a Comissão de Seleção considerará os projetos com maior pontuação nos critérios A e B, respectivamente, que são qualidade, relevância e impacto cultural. Serão divulgadas as notas finais de todos os projetos. Não haverá divulgação de pareceres específicos para cada projeto inscrito. Os nomes dos membros de cada Comissão serão divulgados após a conclusão do processo de seleção.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/s7foeF6HyOg
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************