Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Cronograma de Trabalho para Projetos

21002 visualizações

Como preparar um cronograma de trabalho para projetos?
Fica comigo que eu vou ensinar.

Um cronograma de trabalho é um quadro ou uma descrição detalhada de tudo o que acontece dentro de uma atividade, uma ação, um projeto.
Se você sabe o que vai acontecer precisa detalhar passo a passo o que vai acontecer dentro do seu projeto.
As aulas nunca acontecem antes de termos uma turma formada. E para ter a turma formada precisamos abrir inscrições e fazer uma seleção.
Antes de abrir as inscrições precisamos ter o conteúdo das aulas e os professores já acertados.
Percebe então que uma ação acontece antes de outra? É isso que você vai precisar detalhar para os técnicos que vão analisar o seu projeto.
Você pode descrever o passo a passo colocando as ações dentro de prazos e tempos para acontecerem ou construir um gráfico.
Eu gosto mais do formato gráfico porque visualmente a informação fica mais organizada e mais fácil para a compreensão de quem vai ler. Mas é necessário executar com cuidado para não ficar um atropelo de informações.

3 coisas que não podem faltar no seu cronograma?
1 - Tempo de execução.
O tempo de execução das atividades é importante para quem vai analisar o projeto, mas é mais importante para quem executa ele. Se você domina a área / o segmento do projeto saberá com certeza quanto tempo você precisa para cada uma das ações propostas.

2 - Dividir em etapas
Por mais que a gente queira o projeto não vai acontecer todo de uma única vez. Mesmo o projeto que é um evento pontual de um único final de semana há um momento de preparação, contratação de profissionais, fechamento de agenda. Há toda uma pré-produção onde se organiza o que vai ser executado. O evento em si vai acontecer num único domingo, mas você preparou ele por no mínimo um mês.
Dividir então o seu projeto em etapas pode facilitar tanto o entendimento de quem vai analisar como a execução do projeto.

3 - Atribuir responsabilidades
Você pode ainda no seu cronograma atribuir responsabilidades pelas atividades que vão acontecer. Mesmo que você no momento do planejamento ainda não tenha os nomes de quem vai executar você pode deixar anotado que o responsável pela atividade será um profissional com um perfil ou capacidade X. Quando estiver executando vai facilitar na hora de contratar ou saber quem vai executar o que.

Existem várias ferramentas on-line que ajudam você a construir um cronograma de trabalho e monitorar o andamento de cada uma das atividades mas é um documento em formato de gráfico ou detalhado passo a passo o que você vai encaminhar para as leis de incentivo para aprovação.

Vou deixar na descrição do vídeo links para os modelos de cronograma para você poder entender melhor e se inspirar para executar o seu cronograma.

Link
▶ https://docs.google.com/spreadsheets/d/17vydFgdxwBdUzJ2OXAlGxTw5LbkhP5S_shYGALJQJNQ/edit#gid=0



**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/KxaVVKUx8WE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************