Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Diferença Apoiador, Parceiro e Patrocinador

3891 visualizações

Qual a diferença entre apoiador, patrocinador e parceiro.

Fica comigo que hoje vou explicar prá vc qual a diferença entre apoiador, patrocinador e parceiro.

Essa é uma dúvida que muitos proponentes têm quando estão iniciando os processos de seus primeiros projetos.
O projeto foi aprovado numa lei de incentivo ou mesmo num edital e o produtor está tentando viabilizar o projeto.
Desenhou com cuidado as cotas de patrocínio e as contrapartidas (link dos vídeos para esse assunto) e está no mercado procurando por patrocinadores.
Nesse momento começam as dúvidas.
Quem é o apoiador? Quem é o parceiro? Quem é o patrocinador.
Vamos lá!
Parceiro - é normalmente a pessoa, o profissional ou mesmo a empresa que está com o produtor, com o proponente do projeto, muitas vezes voluntariamente colocando a sua força de trabalho ou colaborando com o projeto para fazer ele acontecer.
Um parceiro pode se tornar um profissional remunerado dentro do projeto quando o que ele sabe fazer ou o que ele vende (produto ou serviço) é necessário à execução do projeto.
Um parceiro num projeto de teatro pode ser o cenógrafo por exemplo. Ele muitas vezes desenha, projeta o cenário do espetáculo porque está junto com o proponente. Ele nem cobra pelos serviços. Mas em algum momento - se os serviços dele estiverem previstos no projeto - ele pode vir a ser remunerado para executar ou planejar o cenário do espetáculo.

Apoiador - O apoiador é uma pessoa, profissional ou mesmo empresa que vai colaborar com o projeto apoiando a iniciativa com o que ele tem - produto ou serviço. Um apoiador no mesmo exemplo do espetáculo de teatro pode ser o restaurante que fornece alimentação para o staff e elenco de forma gratuita ou com valor diferenciado durante a execução do projeto. Um apoiador pode virar também um profissional ou empresa remunerada dentro do projeto quando temos os valores previstos para pagar pelo produto ou serviço que o apoiador pode fornecer.

Patrocinador - Já o patrocinador nunca será remunerado pelo projeto porque ele é o investidor. É a pessoa, profissional ou empresa que coloca dinheiro no seu projeto. Em troca o patrocinador recebe abatimento em impostos, a logomarca dele vai estar nos materiais de divulgação do projeto e no exemplo do espetáculo de teatro ele pode até receber ingressos do espetáculo.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/TEuSwLJd0M8
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************