Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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Divulgação em Projetos Culturais – O Que é Permitido

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Divulgação em projetos culturais?
O que é permitido incluir como despesas de divulgação nas leis de incentivo?
Importante lembrar que não existe nenhuma ação que não precise de divulgação. Dependendo do projeto que você vai executar é possível que a divulgação seja focada e fechada em um público muito específico e você não vai precisar publicar nada em jornais de grande circulação e dispense até a divulgação na rádio local.
Isso acontece por exemplo com projetos que você vá desenvolver para uma comunidade escolar. Você vai levar uma atividade cultural ou educacional para professores da rede pública ou privada numa cidade.
Você já conta com apoio da secretaria de educação local que já disponibilizou espaço físico e agenda junto aos professores.
Portanto o seu público está à sua espera! Vai precisar, talvez, de um cartaz digital para encaminhar por email ou whatsapp para esses professores lembrando a data do encontro. E nada mais!
Mas isso é raro!
A maioria dos projetos culturais precisam de MÍDIA. Precisam da divulgação em massa para conseguir um público (pequeno até – muitas vezes). Mas sem a divulgação sequer uma quantidade pequena de pessoas você consegue atingir.
Assim como você planeja tudo o que vai acontecer no seu projeto, não pode deixar de lado o planejamento da sua divulgação.
As leis de incentivo (em geral) permitem que você gaste com divulgação até 20% do valor total do projeto com itens de divulgação e marketing.
Assim, se o seu projeto custa 100 mil reais, poderá gastar até 20 mil com divulgação. Para alguns esses 20 mil podem parecer muito e para outros podem parecer muito pouco. Tudo depende do que é o seu projeto!
Dentro desses 20 mil – que é os 20% do valor total do projeto – você pode pagar assessoria de imprensa, uma pessoa responsável por mídias sociais e até anúncios no facebook.
Não esqueça de registrar tudo o que aconteceu com o projeto. Assim a clipagem – que é a coleção de tudo o que saiu nas mídias sociais, impressas, rádio e tv – precisa ser feita e paga. Todos os materiais de divulgação produzidos poderão ser usados no booking / portfólio do proponente e também na sua prestação de contas para comprovar a execução do projeto.
Dependendo do tamanho do projeto é possível que você precise de uma equipe cuidando de todo esse planejamento e de todas as ações de comunicação e marketing. E todos os custos com essa equipe podem estar na sua planilha de custos e dentro dos 20% do valor total do projeto.
É bom lembrar que muitas vezes quando estamos negociando com patrocinadores é para o item DIVULGAÇÃO que eles se voltam. Afinal a logomarca deles vai ser aliada a uma proposta cultural e tanto patrocinadores como outros apoiadores precisam estar “alinhados” com a sua proposta.
É isso!

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