Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Patrimônio Arqueológico Brasileiro

161 visualizações

Existe patrimônio arqueológico no Brasil? O que é patrimônio arqueológico?

Tudo o que existe e que comprova a existência humana em qualquer lugar do planeta, todos os lugares onde há indícios das atividades humanas quer na superfície quer no subsolo ou mesmo nas águas do planeta terra. E não importa se esses vestígios são estruturais, vestígios abandonados ou qualquer coisa a eles associada,tudo isso integra o patrimônio arqueológico e é considerado patrimônio cultural material.

O Patrimônio Arqueológico não recebe restauração. Os materiais tem raríssimas capacidades de alteração. Mas peças de um mesmo artefato podem ser unidas de alguma forma para entender qual seria o aspecto dele quando inteiro. O mesmo ocorre com ossos de animais ou pessoas que muitas vezes são encontrados dispersos num mesmo sítio.

O Patrimônio Arqueológico é composto pelo conjunto dos espaços onde viveram populações de qualquer época passada, principalmente pré-história, incluindo toda e qualquer evidência das atividades culturais dessas pessoas. Eles podem nos dar pistas de quanto tempo o homem existe no planeta e como aconteceu o desenvolvimento dele até os dias de hoje.
Recentemente em São Paulo ao se escavar para as obras do Metrô foram encontrados vestígios arqueológicos que mostram aspectos históricos do modo de vida em São Paulo. Com os objetos é possível obter informações de diferentes aspectos do dia a dia e também da ocupação do Sítio Santo Amaro I, encontrados nas obras da Linha 5-Lilás do Metrô. Os resíduos mostram características da vida das pessoas, como os hábitos alimentares e os utensílios domésticos eram utilizados. Os tipos de moradia da região, as atividades profissionais, os transportes e até o processo de industrialização estão registrados nos estudos feitos com os materiais encontrados.
Podemos incluir como patrimônio arqueológico inclusive o conjunto dos restos biológicos dessas comunidades, seus bens materiais como artefatos de pedra, osso, cerâmica, restos de habitação, vestígios de sepultamentos funerários.
A partir da posição desses vestígios no sítio arqueológico é possível deduzir por exemplo como o território era ocupado e o tipo de vida que a comunidade levava.
Na arqueologia todos os trabalhos são quase como montar quebra-cabeças. As peças vão se encaixando para revelar importantes informações sobre comunidades que viveram há milhares de anos ou mesmo comunidades mais atuais que já não ocupam determinada localidade. Essas informações são importantes e devem ser guardadas para as gerações futuras.
No Brasil, existem diversas coleções arqueológicas que guardam memórias representativas.
Quem organiza esse catálogo de peças é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - o IPHAN. Entre as peças e coleções catalogadas pelo órgão constam cerâmicas utilitárias, como urnas funerárias, vasos e vasilhas diversas; instrumentos de trabalho ou de defesa, como pontas de arremesso, machados, lascas; e objetos de adorno, como os muiraquitãs que são amuletos indígenas encontrados no Baixo Rio Amazonas, talhados em pedra e com formas cilíndricas, sendo o formato de rã, o mais conhecido.
No Brasil temos o O Parque Nacional Serra da Capivara que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no Piauí e que foi criado através do decreto 83.548 de 1979, para proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos. O parque nacional foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
No Brasil a preservação de patrimônios arqueológicos não é levada muito à sério. Sítios como o Parque Nacional Serra da Capivara poderiam provocar desenvolvimento local atraindo turistas e estudantes.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/jZ6-sRIhvKY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************