Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Estou Colocando Dinheiro na ONG – Vou Ver Esse Dinheiro de Volta?

1577 visualizações

SOU RESPONSÁVEL PELA ASSOCIAÇÃO E ESTOU COLOCANDO DINHEIRO NELA VOU VER ESSE DINHEIRO DE VOLTA?
Quando um grupo de pessoas decide pela formalização de sua atividade no formato de associação sem fins lucrativos é muito comum que essas pessoas acabem investindo seu dinheiro na iniciativa. E como fica isso? Essas pessoas podem pedir a grana de volta?

É muito mais comum do que se possa imaginar e você pode estar exatamente nessa situação.
Como a formalização da associação requer preparação de atas, assinatura de documentos, registro desses documentos em cartório e até mesmo a presença de um advogado e contador, as pessoas que formalizaram a instituição acabam colocando seu próprio dinheiro para que tudo possa acontecer.
Fazem uma vaquinha entre os membros da diretoria e pagam todas as despesas.
Não dá para deixar para depois e sem o recolhimento de taxas específicas não se consegue a formalização.
Além disso, os dirigentes da associação realizam atividades filantrópicas ou não, e para a execução de cada uma dessas atividades é necessário o investimento financeiro.
Para a realização de uma única ação de doação de alimentos, por exemplo é preciso divulgar a ação em mídias sociais, preparar o material de divulgação e isso tudo pode envolver gastos.
Conseguir a mobilização necessária e depois entregar o que foi recebido de doação também vai requerer além da mobilização o pagamento de transporte e distribuição dessas doações.
E a conta não fica só por aí! Quando você percebe está “gastando” muito com a associação e ela não lhe trás o retorno financeiro que você pensa ou mesmo o reembolso das despesas efetuadas.
É importante saber que tudo o que você pagar em nome da associação – de taxas a despesas recorrentes – podem e devem ser contabilizados para serem ressarcidos ou reembolsados no futuro.
Por isso eu sempre afirmo e indico a importância de um profissional de contabilidade especialista em terceiro setor junto com a administração da associação.
É muito comum os dirigentes da associação investirem verbas próprias tanto para a formalização como para a execução de todas as atividades relativas à missão e objetivos da organização. Investem num formato de doação e sequer sabem que poderia ser um empréstimo para a associação.
Se os dirigentes decidem pelo formato doação também as verbas precisam ser contabilizadas para explicar no futuro como a organização conseguiu se manter de pé mesmo não tendo recursos financeiros suficientes para a sua manutenção.
É isso! Não dá para investir sempre! É preciso planejar e contabilizar!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/JFHcP8dibi8
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************