Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Impacto Econômico do Cinema Brasileiro

657 visualizações

Qual o impacto econômico que a indústria do cinema brasileiro causa?
Falando de números importantes para entender quanto de grana rola no cinema.
Fica comigo!

A ANCINE sabe que o cinema brasileiro tem gerado um importante impacto na economia. É só analisar os relatórios e perceber que o crescimento tem sido constante.
Em 2013 apenas as produções audiovisuais geraram uma renda de 22 bilhões e 200 mil reais demonstrando que o segmento teve aumento real de 65,8% no período de 2007 a 2013. Isso significa uma expansão de 8,8% ao ano e na economia como um todo representou em 2015 – 0,54% da economia brasileira. Parece pouco mas o segmento está à frente das indústrias têxtil e farmacêutica e da produção de produtos eletrônicos e de informática. Todas essas informações têm como base de dados o que foi apurado pelo IBGE.

O Brasil é reconhecido como uma potência cultural lá fora. Aqui dentro pouco ou quase nenhum valor se dá a essa indústria criativa. Dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apontam que os setores criativos têm importante participação na economia nacional significando mais de 2% do PIB. Claro que esse número é importante mais ainda é muito abaixo se nos compararmos com países que são modelo em Economia Criativa como França e Inglaterra.
Se pensarmos que a cadeia produtiva somente no segmento do audiovisual e especificamente no cinema implica profissionais habilitados o que requer capacitação específica. Além de produtores, designers, técnicos de áudio, luz, operadores de câmera, editores de vídeo, atores, figurinistas, cenógrafos, engenheiros, fotógrafos, roteiristas, advogados, contadores e enfim um cem número de profissionais gerando ocupação e renda. Aliado a tudo isso toda a estratégia de distribuição, salas de cinema de todos os tamanhos e um público interessado e ávido por títulos cada vez mais interessantes além de regulação específica para todo o mercado do audiovisual que a ANCINE já se preocupa há que se pensar em capacitação para atender um mercado que só cresce.
E porque nossos gestores públicos não enxergam esse setor criativo como um setor capaz de provocar desenvolvimento?
Gostaria de ver isso tudo mudado!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/j7N4dhiHdkI
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************