Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Ingresso Social – Como Funciona

326 visualizações

Muito se fala que você pode oferecer o seu espetáculo de graça ou com um ingresso social. Como funciona? E o que vc precisa planejar?

Muitos produtores culturais ou mesmo organizadores de eventos nas prefeituras pensam em oferecer espetáculos ou ingressos dos eventos de forma gratuita.
Como patrocinadores também podem ficar interessado em projetos que tenham uma pegada social muitos produtores já oferecem seus ingressos sem custos mas beneficiando alguma instituição.
É muito comum vc pagar o ingresso do evento com um quilo de alimentos ou mesmo um agasalho.
Cabe ao responsável pelo evento ou espetáculo planejar de forma muito detalhada como vai ser essa arrecadação, armazenagem ou mesmo entrega do material recolhido para as associações beneficiadas.
Vc organizou a festa em todos os detalhes e teve uma arrecadação recorde de mais de duas toneladas de alimentos.
Onde vc vai armazenar todo esse alimento até que ele possa ser entregue à associação que vc vai beneficiar?
Alimentos devem estar acondicionados de maneira adequada e protegidos de umidade e pragas. Se vc tiver um único saco de arroz rasgado e misturado às toneladas arrecadadas vc estará com sérios problemas. Um único saco de qualquer alimento rasgado pode atrair moscas, baratas ou mesmo ratos. Com a fartura de alimento você terá tudo contaminado e não poderá entregar a ninguém nem um único saco de açúcar.
Além dessa proteção para evitar qualquer perda ou contaminação vc vai precisar programar distribuição desses alimentos com a agilidade possível. É bom prever em seu orçamento a locação de pelo menos um caminhão para efetuar as entregas ou organizar com a instituição beneficiária a retirada dos alimentos.
Alguns eventos ou espetáculo têm agasalhos como ingressos. É preciso criar regras para receber esses agasalhos. Infelizmente muitas pessoas aproveitam essas oportunidades para dispensar roupas que muitas vezes não terão nenhuma serventia. E o que queremos são boas peças para poder atender instituições em nossa região ou cidade.
Está ficando também comum os ingressos serem trocados por livros. Da mesma forma é preciso ter regras para se receber esses livros. Que tipo de livros serão aceitos? Valem livros escolares, romances, infantis? E revistas podem ser recebidas? Se houver regras fica mais fácil o controle no momento da entrega dos ingressos. Sem regras o responsável pelo espetáculo ou evento será obrigado a receber qualquer exemplar de qualquer assunto.
O ingresso social é muito bacana principalmente quando temos um projeto integralmente patrocinado. Se vc conseguiu verbas de patrocinadores via leis de incentivo ou editais é muito bacana poder disponibilizar os ingressos de forma gratuita. E aliar a gratuidade à uma ação social pode ser bastante interessante. Afinal o alcance e benefício do seu projeto pode ser ampliado com um atendimento a comunidades, associações e públicos diversos.
Vc já tentou o ingresso social? Que tipo de arrecadação vc já fez em seus projetos culturais? Conta prá mim deixando a sua história nos comentários deste vídeo.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/ingresso-social-como-funciona/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************