Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Não Consegui Captar Todos os Recursos. E Agora?

539 visualizações

Não consegui captar todos os recursos para o meu projeto. E agora?
Fica comigo que vamos falar o que você pode fazer!

Antes de entrar no assunto de hoje, lembre-se de se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho. Assim você recebe todas as nossas atualizações.

Bom, se captar recursos é um problemão para projetos culturais, captar parte do valor aprovado pode ser um problema ainda maior.

Vamos lá!Caso você tenha aprovado o seu projeto em uma lei de incentivo e está captando recursos pode chegar a um impasse quando já está há mais de um ano nessa atividade e só conseguiu captar uma parte do valor total.

Eu lembro VOCÊ que dependendo da lei você poderá “começar a gastar” a partir do momento que tiver captado 20% ou 35% do valor total.
Eu costumo dizer que você deve aguardar a captação de pelo menos 70% do valor total para começar a gastar.
Com 70% do valor total e com algumas pequenas alterações na sua planilha você vai conseguir executar o projeto praticamente na íntegra. Mas lembre-se que se o projeto está aprovado em leis de incentivo vai precisar pedir essa alteração da planilha para começar a executar.

Vamos supor que você tenha captado somente 40% do valor total e chegou a um impasse. Já está há mais de um ano na atividade de captação e está percebendo que não existe mais possibilidade de captar mais nada.
Você pode desistir do projeto! Neste caso vai precisar transferir a verba captada para o Fundo de Cultura referente ao órgão onde o seu projeto está aprovado. Se estiver aprovado na Rouanet você transfere o valor de 40% que você já captou para o Fundo Nacional de Cultura ou pode conforme a IN/01-2017 transferir o valor para outro projeto também de sua proponência e aprovado na mesma lei.
Mas, dependendo das características do seu projeto pode ser que seja possível reduzir o tamanho dele para executar ele num tamanho menor. Neste caso vai precisar alterar mesmo a planilha e submeter à aprovação do órgão (MinC, Secretaria de Cultura Estadual ou Municipal). Somente depois de aprovada a nova planilha com o valor reduzido é que você começará a executar.
Nunca comece o projeto - mesmo reduzido - sem ter o ok do órgão onde o projeto foi aprovado inicialmente.

Agora numa segunda hipótese. Vc captou 40% do valor total e está no impasse porque não consegue captar o restante, mas existem boas chances disso acontecer nos próximos meses. Se o projeto ainda estiver dentro do prazo de captação de recursos aguarde os meses seguintes para poder iniciar as atividades dele. Se a verba não entrar faça as adequações como eu falei anteriormente e sempre antes de começar a executar.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/u2vBvZxtLVw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************