Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Não Tenha Rabo Preso – Lição Para ser Excluído

918 visualizações

Existe uma famosa frase que diz que “a política de boa vizinhança” precisa ser feita durante toda a nossa vida.
Essa é uma forma educada de se relacionar com as pessoas sem ofendê-las e se colocando no momento exato QUANDO E SE for necessário.
Num mundo midiático onde você pode ficar tentado a emitir a sua opinião sobre tudo o que acontece no país, no seu Estado, na sua Cidade, no seu bairro e na sua rua é importante você avaliar o que é de fato a sua opinião, o que é uma mera impressão, o que é fakenews e até o que é adequado ou não. Sua opinião pode e deve ser emitida nos grupos adequados prá isso.
Não digo para você não ter uma posição política até porque você PRECISA ter uma. Mas cuidado com a política partidária. Esta sim pode colocar todo o seu trabalho a perder se não souber a melhor maneira de fazer.
Administrar grupos nas mídias sociais requer conhecimentos gerais e flexibilidade. Ambos serão os norteadores a tudo o que for publicado nesses mesmos grupos.
A primeira regra a não ser quebrada é justamente aquela que o administrador do grupo estabeleceu como a diretriz do que pode ou não ser publicado ou dito no grupo.
Se você acabou de entrar em um grupo no Facebook – leia atentamente as regras do que pode ou não ser dito ou publicado ali. Seus posts podem não ser aprovados caso você não siga o que foi estabelecido pelo administrador.
Se você é o administrador deve ter estabelecido as regras para as publicações seguindo a sua intuição e até seguindo a vontade de algumas das pessoas que estão no grupo. Segue portanto o que elas gostariam de ver publicado mantendo a coesão e a saúde da discussão e das postagens.
Assim, se o grupo é para divulgação de serviços artísticos, nada adianta você fazer uma publicação sobre a venda do seu carro ou a locação do seu apartamento da praia. É certo que a postagem será bloqueada e se não for bloqueada em algum momento será denunciada ao administrador porque foge do foco das postagens do grupo.
E mesmo que você esteja publicando o seu serviço artístico no grupo certo para essa divulgação é necessário cuidado com o texto que você inclui junto com a imagem do evento.
Explicar que o seu evento “não tem rabo preso” com instituições ou prefeituras e secretarias na sua cidade já vai trazer prá você uma carga completamente desnecessária. Além disso, você vai comprometer aquele relacionamento de boa vizinhança com as mesmas instituições, prefeitura e secretarias de quem você em algum momento pode precisar.
Até porque não dá para trabalhar com cultura e projetos sociais sem estar o tempo todo se relacionando com todos os entes da federação – sejam eles municipais, estaduais ou mesmo federais.
E quanto mais próximos de você mais eles serão necessários em algum momento. Precisar do apoio de uma secretaria de assistência social para conseguir um espaço para uma atividade,
Precisar do apoio da secretaria de turismo para conseguir expor seus produtos de artesanato na festa da cidade,
Precisar do apoio da prefeitura da cidade para a divulgação do seu evento.
E não importa qual o partido político do prefeito. Ele passa e você vai continuar com suas atividades.
Dizer que o evento está fazendo “caridade” ou “fazendo o que a prefeitura deveria estar fazendo” também pode mais afastar do que atrair.
Saber se relacionar com os seus pares para ter parcerias, apoios e bons fornecedores é fundamental e tão importante quanto saber se relacionar com patrocinadores, investidores e gestores públicos ou empresariais.
É uma arte ter o dom da palavra escrita e falada. Tudo o que você fala pode impactar tanto de forma positiva como negativa.
E se você não souber se colocar de maneira adequada tanto de forma virtual como presencialmente você pode estar minando o seu próprio empreendimento.
Tenho conhecido algumas pessoas que tem agido exatamente desta forma. Acha que é a dona da verdade! Sai falando o que está na cabeça e acha que todos precisam concordar com ela! Muitas vezes até acha que está sendo excluída das conversas por sua opinião “forte” ou até por ter opinião. Mas na verdade está sendo excluída por ser completamente inadequada, se colocar de forma equivocada! E a chance de ver seus projetos andarem vai sendo aos poucos sendo minada por sua “opinião forte”!
Portanto, todo cuidado com as suas palavras ainda poderá ser pouco!
Cuidado com as postagens e com o discurso inflamado! Você pode estar afundando o seu projeto ao invés de fazê-lo andar para o sucesso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/jTnHrOg-p1Q
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************