Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é CNAE e Por Que Preciso Ter Um Para Projetos Culturais?

654 visualizações

CNAE
O que é CNAE e por que preciso ter um?
Fica comigo que vamos falar de CNAE´s para projetos culturais

Vamos primeiro a uma definição para você entender o que é o CNAE.
CNAE é uma sigla para Código Nacional de Atividades Econômicas. Ele existe para padronizar os códigos de atividades econômicas em todo o país e serve para facilitar o enquadramento da sua empresa.
No momento em que você está constituindo a sua empresa de produção cultural você vai precisar decidir quais os CNAE´s para ela.
Com base nesses códigos é que acontece o enquadramento da empresa como micro, pequena, média ou grande e além disso quanto de imposto você vai recolher aos cofres públicos quando da emissão de notas fiscais.
Se você está se preparando para a formalização saiba que há CNAE´s específicos para o enquadramento como microempreendedor individual e outros que não são permitidos. No portal do empreendedor há uma lista deles para você escolher e como se adequar em função daquilo que você faz.
Um contador pode te ajudar nesse momento de constituição e mesmo no momento em que você está preparando uma alteração na sua empresa para atender não só a legislação mas também para ampliar ou atualizar o seu empreendimento.
Desde que constituí a minha empresa em 2003 já fiz algumas dessas alterações. Sempre com a ajuda do meu contador para inclusive continuar enquadrada no SIMPLES NACIONAL.
Desde 2017 o então Ministério da Cultura passou a exigir que as empresas culturais tenham CNAE´s compatíveis com os projetos que apresentam.
Além de apresentar um currículo e um portfólio adequados, comprovando a experiência no segmento do projeto proposta, ainda temos que ter entre os CNAE´s em nosso CNPJ os adequados para apresentar projetos.
Considero a decisão rígida mas assertiva. Isso impede que aventureiros queiram apresentar projetos sem a devida qualificação.
Tudo porque – infelizmente – temos “espertinhos” que apresentavam projetos sem estarem devidamente qualificados para isso. Estes não eram uma regra, mas exceção no processo. Claro que o mau comportamento de poucos acaba gerando regras para a maioria.
Assim tente estar adequado! A IN 02/2019 trás uma lista de sugestão de CNAE´s para projetos culturais e eu vou deixar o link para esse documento. Se vc precisa fazer alteração de CNAE´s na sua empresa para ser proponente de projetos culturais não deixe de consultar a IN.
é isso!

▶ https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instru%c3%87%c3%83o-normativa-n%c2%ba-2-de-23-de-abril-de-2019-84797797

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/QhfGROKFilM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************