Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Nova Gestão Cultural no País

514 visualizações

Como ficam as leis e programas com as novas gestões para a cultura em todo o país?

Bom! Esse é um assunto difícil.
No âmbito federal o Ministério da Cultura não existe mais. Agora é uma secretaria dentro do ministério da cidadania.
Isso pode trazer ganhos ou perdas?
Na minha opinião podemos perder muito porque infelizmente os "fazedores de cultura" não têm o hábito de participar das decisões que são tomadas nas esferas públicas e pouco estão se importando com as políticas públicas que já existem e não estão sendo respeitadas.
Quem faz cultura ou trabalha nos mais diversos segmentos culturais consegue trabalhar e realizar ações importantes que podem de fato impactar a sociedade como um todo, além de impactar comunidades específicas, mudar comportamentos, fazer as pessoas pensarem e agirem. Mas infelizmente esses agentes culturais pouco ou quase nenhuma articulação têm se compararmos com outros segmentos econômicos tão importantes quanto a cultura.
Não conseguimos as mobilizações para que possamos de fato modificar nossas estruturas e implantar políticas públicas que são fundamentais para que continuemos a realizar nossos trabalhos.
Tenho falado muito de implantar o Sistema Municipal de Cultura pelo país afora, mas quais os municípios que têm de fato seus Conselhos fortes e atuantes.
Assim... como boa parte das políticas públicas que já existem não foram implantadas será muito difícil que o governo federal entenda tudo o que envolve o trabalho cultural.
Paralelo a isso consigo perceber que a próxima gestão no nível estadual, em alguns estados brasileiros, tem feito movimentos importantes no sentido de implantar uma Secretaria Estadual de Cultura com foco ampliado para a Economia Criativa. E eu acho isso muito bom, mas só o tempo dirá!
Temos os próximos quatro anos para fortalecer Cultura e Economia Criativa em Estados importantes da nação mas será que os gestores públicos nesse âmbito estão de fato entendendo o que significa Economia Criativa e os impactos que pode gerar em seus Estados?
No meu canal temos uma playlist onde abordamos o assunto Empreendedorismo para criativos que acho que pode ajudar você e outras pessoas nesses passos!
Espero fortemente que tudo o que foi feito nessas últimas décadas não seja simplesmente apagado. As consequências podem ser irreversíveis!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/HkdRR4ta3-Q
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************