Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Que Tipo de Livros Posso Inscrever na Lei Federal de Incentivo à Cultura?

577 visualizações

Que tipo de livros posso inscrever na Lei Federal de Incentivo à Cultura?

Pergunta muito comum feita por escritores, pesquisadores, pessoas que estão nos mais variados segmentos e estão escrevendo seus livros. Todos sonham em editar e publicar e até ganhar algum dinheiro vendendo seus livros. Como os custos para edição e publicação muitas vezes não cabem no bolso a saída é procurar por alguém que patrocine.
Mas patrocínios diretos também não são simples de se conseguir e você pode estar pensando em usar uma lei de incentivo.
A lei federal de incentivo à cultura, a Lei Rouanet - admite livros de cunho cultural e humanístico. Isso equivale a livros cujo conteúdo seja essencialmente cultural.
Se vc é um pesquisador, um cientista e o conteúdo do seu livro não é cultural ou ainda se está em uma associação que não tenha como objetivos as artes e a cultura e quer publicar a história dela, infelizmente não conseguirá inscrever esse projeto nas leis de incentivo à cultura.
Tenho recebido perguntas de associações de classe, sindicatos, associações amigos de bairro e até mesmo empresas que tem um história para contar através de uma publicação como um livro. Infelizmente essas histórias dificilmente conseguem aprovação nas leis culturais porque não têm na essência a cultura ou a preservação dela de alguma forma.
Por outro lado há programas dentro de universidades que fomentam as publicações científicas. Se vc é pesquisador vinculado a uma universidade precisa conhecer esses programas e acompanhar isso de perto e ficar atento a eventuais editais das áreas.
Recentemente a ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing publicou em livro a pesquisa realizada por seus professores e alunos com patrocínio de uma empresa de telefonia e com incentivo fiscal da Lei Rouanet. Vale lembrar que o conteúdo da pesquisa era estritamente de interesse de todos os segmentos da cultura. Estou falando do Panorama Setorial da Cultura Brasileira que também tem link na internet e que vou deixar na descrição deste vídeo.
Se vc é um pesquisador ou escritor independente, sem vínculo com universidades pode procurar realizar a publicação do seu livro através do crowdfunding. Uma espécie de vaquinha eletrônica. Vc coloca o seu projeto em uma plataforma digital e ativa a sua rede de relacionamentos para que ela invista no seu projeto. Há muitas publicações sendo viabilizadas desta forma.

Crowdfunding no Brasil
▶ https://www.crowdfundingnobrasil.com.br/

Panorama Setorial da Cultura Brasileira
▶ https://panoramadacultura.com.br/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/TFMoxHTCjcM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************