Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Captador Pode Receber Verbas dos Patrocinadores?

1074 visualizações

Captadores de recursos são profissionais ou empresas que vão trabalhar com projetos de todos os tipos.
Ele pode captar verbas para projetos sociais, culturais, projetos esportivos ou mesmo projetos para instituições que atuem no segmento da saúde. Ele nunca vai receber as verbas de patrocínio na sua conta para depois repassar para o projeto.
Portanto, a primeira providência que um “dono de projeto” precisa tomar é assinar um contrato com o captador de recursos. É ali - no contrato - que estarão estipuladas todas as condições de trabalho desse profissional incluindo como e quanto ele vai receber pelo trabalho que vai executar.
Lembro que na lei Rouanet o captador de recursos poderá receber um valor de até 10% do valor total do projeto limitado ao teto de cem mil reais. E ele recebe esse valor direto do proponente. Recebe com cheque ou transferência eletrônica da conta do projeto para a conta do captador.
A verba captada obrigatoriamente vai para uma conta bancária exclusiva do projeto. Essa conta bancária é movimentada pelo proponente. Não existe outra forma de receber as verbas de patrocínio se não for com depósito nessa conta bancária. Portanto o captador de recursos não pode receber as verbas de patrocinador e repassar para o proponente.
Em outras leis de incentivo o captador de recursos também terá um valor percentual em relação ao projeto. Ele trabalha pelo sucesso! Se captar vai receber a verba prevista.
O captador de recursos é um profissional dentro do projeto e precisa ser remunerado com verbas previstas no projeto.

Para organizações do terceiro setor - as ONG’s - é interessante que o captador seja um funcionário dentro da instituição. Ele vai trabalhar com todos os projetos da instituição. Com ou sem lei de incentivo. Ele é a figura que vai “buscar” no mercado verbas para a sustentabilidade da instituição. Da mesma forma as verbas que ele captar vai direto para a conta bancária da instituição que vai remunerar todas as despesas da instituição.
Como ele é funcionário da instituição ele vai receber um pagamento mensal, um salário. E quando tiver sucesso em alguma captação ele pode receber um percentual do valor captado. E quem vai definir esse percentual é a administração da instituição junto com o captador de recursos.
Portanto tome cuidado com o profissional ou empresa de captação de recursos que você vai contratar para o seu projeto. Procedimento irregulares podem não ser aprovados em suas prestações de contas e você - como proponente - poderá ser penalizado por isso.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/bCBjVidFJFo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************