Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é a Etapa Pré-Produção na Realização de Projetos

294 visualizações

O que é pré-produção?
Muita gente tem dúvidas sobre etapas de um projeto e que itens pode colocar em cada uma delas.
Hoje vamos falar da pré-produção.

A pré-produção é uma das etapas de realização de projetos. E especialmente em projetos culturais. É na pré-produção que um espetáculo contrata e executa as atividades iniciais para a realização de um espetáculo.
Se usarmos como analogia o espetáculo do circo itinerante, é nessa etapa que o administrador do circo faz contato com uma cidade, escolhe o terreno onde vai montar a lona, recolhe taxas e negocia com a mídia local a divulgação do espetáculo e monta a lona.
Quando falamos de teatro é nessa etapa que o proponente contrata diretor, cenógrafo, figurinista, costureiras, cenotécnicos, técnicos de luz e atores e muitas vezes realiza os ensaios.
O espetáculo precisa desses profissionais que vão realizar boa parte das atividades para que o espetáculo em si aconteça.
Se falarmos de um projeto de educação, onde oficinas serão oferecidas para a comunidade, é na pré-produção que se planeja o conteúdo que será oferecido e se contrata professores, oficineiros, coordenador pedagógico.
Quando vamos para um projeto de restauro de um bem tombado, podemos até usar um outro nome, mas é nessa fase pré-projeto, que se planeja como o restauro vai acontecer e nela serão executados trabalhos de levantamentos necessários à execução do restauro em si, e a contratação de todos os profissionais que trabalharão tanto na pesquisa como na execução dos trabalhos.
É na pré-produção que o projeto de circulação / itinerância / tournê da banda vai fechar a agenda de shows, contratar os profissionais que vão preparar o espetáculo e até os ensaios e o estúdio poderão estar nesta etapa.
É preciso conhecer a fundo o projeto que se quer executar para saber exatamente tudo o que é preciso fazer para que ele aconteça.
Alguns itens podem começar em uma etapa e se estender para outras. Por isso a importância de ter um cronograma de trabalho.
Se vc nunca fez um projeto para um segmento e desconhece suas etapas e necessidades, e está ajudando alguém, conte com ele - que é o expert - para dizer prá você o que ele precisa para fazer o produto cultural dele acontecer.
Sugiro que vc faça um cronograma de tudo o que precisa para realizar o produto cultural / projeto e coloque tudo numa linha do tempo. Assim vc consegue visualizar com clareza as etapas do projeto.
Agora, para a elaboração desse projeto tenho no canal pelo menos 500 vídeos que podem de alguma forma te ajudar. Não esqueça de "garimpar" no canal.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/4PLfbkfEsqY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************