Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual

7282 visualizações

O que é a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual?
Quem pode ter a carteira nacional do artesão e do trabalhador manual?

Qualquer artesão ou trabalhador manual pode solicitar a sua carteira junto à Secretaria da Micro e Pequena Empresa. É esse órgão que é o responsável pela emissão da carteira e conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro – o PAB.
A carteira é uma identificação nacional e existe desde 2012.
O PAB entende que é artesão todos os que utilizam matéria prima natural para a criação do seu produto principalmente cerâmica, fibras vegetais e madeira. Já os trabalhadores manuais são os profissionais que desenvolvem o seu trabalho a partir de produtos em parte industrializados como fios, tecidos, etc.
A emissão da carteira é totalmente gratuita. Vc não tem que pagar nenhuma adesão ou mensalidade. Você precisa primeiramente se cadastrar no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. Cada Estado tem uma representação ou uma coordenação Estadual de Artesanato. Você pode procurar a coordenação do seu Estado para providenciar o seu cadastro e a sua carteira.
Vou deixar na descrição do vídeo o link onde vc encontra todos os endereços das Coordenadorias Estaduais e representantes do SICAB em cada Estado.
Como acontece a emissão da carteira do artesão?
Depois do seu cadastro no SICAB você passará por uma prova de habilidades técnicas. Vc vai apresentar peças que vc tenha produzido e vai elaborar uma peça na presença de avaliadores mostrando todas as fases de produção até a finalização do seu produto. Tudo passa por uma avaliação tendo como critérios a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
Além da avaliação vc apresenta foto 3×4, comprovante de residência, do seu CPF e RG. Para indígenas ainda é solicitada a cópia do Registro da FUNAI. Você precisa ter mais de 18 anos, ser brasileiro ou estrangeiro devidamente regularizado e com residência no Estado onde for realizar o cadastro.
Mas porque você precisa ter essa carteira de artesão? Sabia que ela pode lhe dar algumas vantagens? Entre elas a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, participação em cursos e oficinas, acesso a incentivos fiscais que alguns Estados oferecem, isenção do ICMS na comercialização dos seus produtos, facilidade de acesso ao microcrédito.
A sua carteira de artesão tem validade de quatro anos. Depois desse prazo ela precisa ser renovada.

No link que vou deixar na descrição deste vídeo você encontra os endereços e telefones da coordenação de cada estado brasileiro!

PAB
http://www.artesanatobrasileiro.gov.br/pagina/1

SICAB
http://www.artesanatobrasileiro.gov.br/pagina/4

Em Sao Paulo – A SUTACO está com o site fora do ar – jun/2020

Base Conceitual do Artesanato Brasileiro
https://1drv.ms/b/s!AkIL1CnO9qJfjPA7X4ukMx45tyM1jA?e=wfDZmb

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/carteira-nacional-do-artesao-e-trabalhador-manual/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos