Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Acervo

301 visualizações

O QUE É ACERVO? Vc tem um acervo? Como tratar dele
Fica comigo

ACERVO é uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção). Em geral, a palavra é utilizada para fazer referência a uma coleção de obras ou bens que fazem parte de um patrimônio, seja de propriedade privada ou pública.

Esse patrimônio pode ser de âmbito artístico, bibliográfico, científico, documental, genético, iconográfico, histórico etc.

Um acervo pode pertencer a um indivíduo em particular, a uma instituição ou a uma nação.

O acervo cultural de um povo são as manifestações culturais e artísticas, compostas pelas tradições, costumes e hábitos que são passados entre gerações. Em geral, o acervo cultural e histórico é organizado em um museu, instituição por excelência que investiga, coleciona, conserva e expõe obras.

O acervo bibliográfico é composto por livros e outros documentos armazenados em uma biblioteca. Um acervo documental agrupa todos os documentos referentes a uma questão específica. Por exemplo, o arquivo público de uma cidade disponibiliza todos os documentos históricos referentes à cidade em questão.

Acervo digital é um conjunto de obras disponíveis na Internet para consulta.

Em contexto jurídico, acervo são todos os bens que constituem uma herança, o patrimônio.

Há acervos que pela sua importância para uma comunidade ou para a história de uma nação que podem ser tombados ou reconhecidos como patrimônio.
O tombamento de um acervo depende de reconhecimento pelos órgãos públicos responsáveis por esse reconhecimento.
No âmbito federal esse estudo e reconhecimento está sob a responsabilidade do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É possível solicitar o reconhecimento e tombamento de acervos em órgãos estaduais ou municipais nas localidades onde esses órgãos existirem.
No Estado de SP esse trabalho está sob responsabilidade do CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e na cidade de SP sob a responsabilidade do CONPRESP - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
Se vc tem um acervo familiar não significa que ele possa ou deva ser tombado.
Um acervo familiar pode ser composto por objetos, livros, fotografias, obras de arte e até roupas que tenham marcado uma época.
Os acervos que podem ser tombados são os que de fato contam a história de uma localidade ou de uma sociedade. Mas um acervo familiar pode e deve ser guardado de maneira adequada e deixado como legado na própria família.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/V7ECQp3Z0Rs
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************