Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Co criação?

3262 visualizações

CO-CRIAÇÃO? Como é possível a co-criação?
Cocriar é um tema que está na pauta das empresas nos dias de hoje.
E você sabe o que é isso e como fazer?
Fica comigo!

Co-criar é criar junto. Num mundo tão competitivo onde as empresas estão se matando por conta de tanta concorrência, falar de co-criação parece meio insano. A Co-criação nasce no ambiente do marketing quando empresas, fornecedores, clientes passam a trabalhar juntos em prol de uma campanha comum.
Trazemos isso para os momentos de hoje e co-criar presume um trabalho de cooperação entre empresas similares ou não. Empresas similares podem ser concorrentes e se você pensa que isso pode de alguma forma inviabilizar a co-criação fique atento.
Você pode estar pensando: - Como concorrentes podem trabalhar juntos e ao mesmo tempo terem sucesso em seus empreendimentos? Como estariam dispostos a trabalharem juntos? De fato a cultura brasileira nos leva a pré-conceber que concorrentes são inimigos.
Mas vamos levar você a pensar diferente.
Vou usar como exemplo um grupo de artesãos num pequeno município. Sozinhos e de forma independente cada um produz um produto específico e muitas vezes usando os mesmos materiais que os seus concorrentes estão usando. Se eles se juntarem conseguirão criar uma nova forma de compra desses materiais. Comprando juntos poderão ter mais vantagens porque vão comprar em quantidade maior e com menor valor portanto o lucro de cada um deles individualmente vai ser maior. Além disso eles podem nessa forma simples de cooperação criarem novas peças e produtos. Juntos serão mais fortes e poderão ir mais longe mesmo sendo concorrentes. Quando você se abre a entender o trabalho do outro isso pode gerar além de co-criação de novos produtos e serviços um crescimento individual. Conhecer outras realidades pode nos levar inevitavelmente à INOVAÇÃO.
Outros exemplos existem em outros níveis. Empresas podem se unir em prol de um objetivo comum. Quando uma empresa como a GE - que é uma multinacional decide trabalhar em prol da qualidade de vida e preservação do meio ambiente ela não vai estar sozinha. Vai co-criar com oito empresas de outros segmentos tecnológicos para desenvolver soluções para a redução de emissão de gases geradores do efeito estufa e ainda tratamento de águas. E tudo isso com muito sucesso!
Recentemente a Adidas se uniu a uma ONG para criar um tênis composto em 95% de plástico retirado do oceano.
Outra forma de co-criar é quando o poder público decide chamar a sociedade civil para juntos resolverem os problemas da cidade. Engana-se o gestor público que só pensa que o cidadão de seu município é útil só no momento das eleições. Engana-se o prefeito que não pode contar com sua comunidade. É nessa comunidade que estão as soluções para o problema na própria cidade.
A tecnologia da informação já existente possibilita essa conversa direta inclusive entre o público usuário de um sistema de transporte e os transportadores, o consumidor do supermercado e o dono dele ou mesmo a direção da escola com os pais dos alunos. Ouvir quem usa o seu produto ou serviço é o primeiro passo para co-criar com ele.
Co-crie um mundo melhor! Saiba mais dos Conselhos Municipais que são espaços interessantes onde o poder público possibilita ao cidadão a co-criação de soluções para os problemas nas comunidades.

▶ Link - Sistema Nacional de Cultura
http://cultura.gov.br/snc


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/so_xbnN4Ij4
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************