Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Marca?

256 visualizações

O que é marca? Você precisa registrar a sua marca?
O seu artesanato, a sua empresa, a sua associação tem uma marca?

Marca é a identidade, é o sinal que pode identificar de uma forma visual o seu produto ou o seu serviço. Uma marca pode estar ou não adequada ou em conformidade com certas regras e isso depende do produto ou serviço da sua empresa.
É importante que a sua marca possa agregar valor aquilo que vc está fazendo até porque quem consome consegue através das marcas distinguir produtos e serviços.
Uma marca pode ser registrada no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Isso garante ao proprietário dela o uso exclusivo da marca por dez anos, no território nacional e no seu segmento de atuação. Você pode registrar a sua marca desde que ela tenha claramente um sinal visual uma vez que sinais sonoros, gustativos ou olfativos não podem ser registrados. A sua marca pode ser o nome que identifica a sua empresa o seu negócio.
É muito comum estarmos realizando uma atividade e ao começarmos a ter algum sucesso nos depararmos com empresas parecidas, fazendo praticamente a mesma coisa que estamos fazendo e com o mesmo nome.
Empresas e associações de qualquer porte podem ter marcas.
Dentro das associações ou das empresas produtos, serviços ou projetos podem ter marcas. Para registrar essas marcas no INPI vc não precisa de uma advogado. Mas é importante que vc acompanhe o processo do começo ao fim além de ser assertivo na escolha da classe em que se registra a marca. Vc precisa de alguém que possa ajudar vc com esse processo para inclusive não perder dinheiro uma vez que existem taxas a serem recolhidas e eventualmente responder a eventuais contestações da marca que vc está registrando.
Saber se ninguém mais está usando a marca que vc acabou de criar é muito importante. Num mercado e num mundo onde estamos todos conectados é quase impossível ter algo de fato inédito. E se é inédito é preciso garantir o seu direito sobre o novo empreendimento ou sobre o seu produto ou serviço.
Lembre-se de que, ao começar um empreendimento uma das coisas mais importantes é a escolha da marca, e é em cima dessa marca que você fará publicidade, letreiro, etiquetas, o que lhe acarretará diversos gastos, fora todo o investimento necessário para iniciar o seu negócio. Se você começar a usar uma marca que já tem um dono pode sobre penalidades, processos e despesas.
O planejamento é sempre a melhor saída!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/f5LBDrPkyoc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************