Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Paisagem Cultural?

21911 visualizações

A UNESCO adota desde 1992 o conceito de paisagem cultural. Mas o que vem a ser isso?
Fica comigo que hoje esse é o nosso assunto.

Você sabia que locais como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara são bens cariocas reconhecidos desde 2012 pela UNESCO como a primeira área urbana do mundo com essa chancela de paisagem cultural?
Desde 1992 a UNESCO adota o conceito de paisagem cultural como uma tipologia de reconhecimento dos bens culturais. Os bens cariocas incluem ainda o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a Enseada de Botafogo. 

O Iphan – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL regulamentou a paisagem cultural como instrumento de preservação do patrimônio cultural brasileiro em 2009, por meio da Portaria nº 127 seguindo as orientações da UNESCO. Define assim que a Paisagem Cultural Brasileira é uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. 
Sabemos que o Brasil é dos raros países do mundo com uma diversidade de paisagens, costumes e lugares. Podemos considerar que compõem a paisagem cultural o sertanejo e a caatinga, o candango e o cerrado, o pantanal e o boiadeiro, o gaúcho e os pampas, o pescador e os barcos tradicionais além das tradições da mata e das tribos indígenas. É essa relação do homem com a natureza que compõe o que podemos chamar de paisagem cultural.
Portanto tudo o que o homem ou uma comunidade produzir em um determinado território em espaços construídos ou ocupados, com os seus modos de produção e toda a atividade cultural e social que ali ocorrer e estabelecendo uma identidade típica pode e deve de alguma forma ser preservado.
Cabe às comunidades e aos gestores públicos em cada região trabalhar por essa preservação levando em conta ainda toda uma contextualização para o desenvolvimento regional. Um local que recebe esse tipo de reconhecimento pode usufruir do título desde que mantenha as características que o fizeram merecer a classificação de paisagem cultural. Esse reconhecimento é concedido no Brasil pelo IPHAN. Mas isso por si só não é capaz de produzir desenvolvimento porque será necessário desenvolver um Plano de Gestão e estabelecer um pacto entre poder público, sociedade civil e a iniciativa privada, para uma gestão compartilhada daquela porção do território. Caso os integrantes não cumpram  as determinações – e se as características da paisagem forem degradadas ou perdidas – o órgão responsável, no caso o IPHAN, poderá cancelar a chancela. 

Leia mais

Paisagem Cultural – IPHAN
▶ http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/899/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/8YnvBXl7ZBg
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************