Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Patrimônio Material e Imaterial

73426 visualizações

Você atua na cultura e ainda tem dúvidas sobre o que Patrimônio Material e Imaterial?

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a nossa identidade.
A nossa constituição federal define patrimônios como "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Assim os bens culturais materiais são os palpáveis como construções, sítios arqueológicos, paisagísticos, acervos museológicos, fotográficos, arquivísticos, cinematográficos, documentos, etc.
Entre os bens materiais brasileiros estão os conjuntos arquitetônicos de cidades como Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Olinda (PE) e São Luís (MA) ou paisagísticos, como Lençóis (BA), Serra do Curral (Belo Horizonte), Grutas do Lago Azul e de Nossa Senhora Aparecida (Bonito, MS) e o Corcovado (Rio de Janeiro).
Será que você não tem um acervo em casa mesmo composto por documentos ou objetos que podem ter algum interesse histórico? Já pensou nisso?Ou simplesmente esse acervo, embora não tenha um interesse histórico ele conta a história de sua família. Já pensou em organizar isso em formato de livro, formato digital? Ter e contar a história da família já pode ser uma experiência interessante e que você pode compartilhar com os primos e amigos.
Já os patrimônios IMATERIAIS estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais. Na lista de bens imateriais brasileiros estão a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o modo artesanal de fazer Queijo de Minas e as matrizes do Samba no Rio de Janeiro.

Recentemente participamos de uma projeto de mapeamento das manifestações culturais de um município. Trabalho bem interessante que pode em algum momento provocar o “tombamento" das Congadas e Marujadas exatamente como já aconteceu com o Frevo e a Capoeira.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/-Uz61DKiMAk
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************