Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O SALIC WEB Foi Atualizado – 2017

4339 visualizações

Até outro dia a gente costumava chamar o sistema de inscrição de projetos na Lei Rouanet de NOVO SALICWEB. Agora então será o novíssimo SALICWEB?

Vamos ver como está o sistema?

O processo de inscrição permanece o mesmo. Você inscreve uma proposta - na verdade o projeto completo - que vai ser submetido à analise para depois virar projeto cultural dentro do sistema SALICWEB do MinC.

A diagramação dele está mais moderna, mas ainda não é tão intuitiva quando gostaríamos, mas melhorou e incorporou algumas das alterações ou facilidades que a gente vinha solicitando há bastante tempo.

Na janela onde você anexa documentos do proponente - se você já é um proponente aparece ali todos os documentos que você já inseriu no sistema e que a gente só vai atualizando quando eles vão vencendo.
Se você nunca inscreveu projetos na Lei Rouanet terá que inserir de qualquer forma os documentos de proponente no campo específico.

E há uma janela para inserir também documentos referentes ao projeto. Há uma lista prévia, estabelecida, que pode te orientar com relação a esses documentos.

Os procedimentos para inserir a planilha de custos ficaram mais simples. Prá quem está acostumado a fazer esse trabalho não parece nada diferente do sistema anterior a não ser pelo visual e algumas funcionalidades FACILITADAS.

Estamos tentando inserir um novo projeto e não estamos encontrando grandes dificuldades com o sistema. É uma questão só de se familiarizar com a NOVA CARA.

Os custos vinculados para Divulgação, Administração e Captação de Recursos do projeto são automaticamente calculados pelo sistema uma vez que existe uma porcentagem teto para cada uma dessas grandes rubricas. O sistema anterior nos dava a possibilidade de incluirmos os serviços de cada uma dessas etapas e agora não mais.
As despesas dessas grandes rubricas serão gastas quando da execução do projeto e dentro dos tetos estabelecidos e aprovados. E você vai precisar comprovar de forma detalhada tudo o que foi gasto conforme os tetos aprovados.

Antes não se conseguia avançar se alguns campos não fossem preenchidos. Hoje eles podem ficam em branco até que você tenha as informações precisas para colocar neles. Isso pode ser um avanço porque não precisamos preencher tudo para continuar com a inscrição da proposta. E você precisa prestar atenção e conferir tudo antes de encaminhar a proposta para analise. E claro se você encaminhar a proposta com campos em branco ou com informações incompletas será cobrado a realizar essa atualização por um técnico do MinC.

Uma coisa que pode confundir quem é marinheiro de primeira viagem é a imensa lista de possibilidades de itens para a planilha orçamentária e mesmo assim a gente corre o risco de ter algum item não listado ali ou até ter o mesmo item com nomes diferentes. E eles ainda se repetem mesmo que os segmentos culturais sejam outros. Ou por exemplo se você estiver cadastrando o advogado do seu projeto. A forma como vc vai pagar esse profissional deveria ser exclusivamente cachê, MENSAL ou serviço até porque você não vai pagar o advogado por quilo ou por litro ou mesmo metro. Mas estas formas estão disponíveis para a sua seleção. Esse é só um exemplo dos mais de mil itens e possibilidades que existem para o orçamento do projeto dentro do novíssimo sistema SALIC. Aliás essa lista é a mesma que já constava do sistema SALIC anterior.

Tudo o que você escrever e colocar nas planilhas deverá ser analisado pelo MinC num exame de admissibilidade e de enquadramento. A proposta inicialmente colocada poderá ter uma aprovação preliminar e já ser publicada no Diário Oficial para a sua captação de recursos.
Mas ainda quanto ao sistema o Ministério da Cultura tomou o cuidado de não se perder as informações que já estavam inseridas de propostas ou projetos anteriormente inscritos. Tudo o que você colocou no sistema está lá anteriormente e os projetos aprovados ou em tramitação ainda estão todos lá.

E ainda tem a grande novidade de podermos consultar todas as informações on-line e num aplicativo disponível para o celular.

Mas isso é conversa prá outro encontro nosso!

Link do SalicWeb
▶ http://salic.cultura.gov.br/


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/AS_SOoEdMFE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************