Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é uma Empresa Social?

249 visualizações

Você quer criar uma empresa 2.5 (dois e meio) com "pegada social"? O que é uma empresa social ou empreendimento social - Como fazer? Por onde começar?

É importante vc saber que existem três setores definidos no mundo da economia. 1o. setor é governamental. Tudo o que está diretamente ligado ao poder público. Autarquias, governo em todas as instâncias, federal, estadual e municipal. O 2o. Setor é o das empresas que visam lucro. Prestadoras de serviço de todos os tamanhos, multinacionais, indústrias, comércio, MEI. e o 3o. Setor que é o das empresas que não visam lucro financeiro. É o setor das ONG's, das associações sem fins lucrativos.
Recentemente os jovens empreendedores estão se organizando para criar empresas para um novo setor. O 2,5. São empresas que vão ter lucro financeiro mas que tem a "pegada" social. E isto será definido desde o momento de sua constituição com um planejamento executado à risca. Ela precisa ter lucro financeiro mas vai atuar pensando na sociedade de forma geral.
As regras para a abertura da empresa seguem o que está estabelecido para a abertura de qualquer empresa. Porque ela é uma empresa. Não existem benefícios de impostos, e todos os funcionários deverão ser registrados e seguir a CLT. É possível ter uma outra forma de trabalho com os seus funcionários? Sim, mas não esqueça que precisa cumprir toda a parte legal quer contratando com carteira assinada, quer tendo seus colaboradores com contrato de prestação de serviços autônomos. Há leis que precisam ser seguidas e impostos a serem recolhidos.
A empresa do setor 2,5 poderá ter sócios, capital social, contrato social, vai se registrar na junta comercial de sua localidade e seguir as regras da contabilidade geral - que aliás é internacional.
No Contrato Social onde estarão estabelecidos os objetivos da empresa, os sócios já podem dizer o que vão fazer e como vão executar. Sua missão e valores podem estar de alguma forma descritos nesse documento.
Mas acima de tudo a empresa 2,5 estará atuando com foco em resolver problemas da sociedade ou da comunidade onde está instalada. O lucro financeiro é uma consequência e não um objetivo a ser alcançado. Mas a sustentabilidade e saúde financeira é fundamental. O que será feito com o lucro financeiro caso ele exista pode e deve estar definido no CONTRATO SOCIAL ou mesmo estabelecido em regras que os sócios vão acordar no momento do PLANEJAMENTO.
A área de atuação de uma empresa 2,5 pode ser qualquer uma desde que a equipe envolvida seja expert no segmento. Assim vc pode ter uma empresa 2,5 na área de construção civil, prestação de serviços, tecnologia da informação, artes e artesanato, produção de alimentos industrializados, lojas e comércio e até mesmo uma fintech.
O importante é ter um PLANEJAMENTO detalhado de o que será feito e como a comunidade vai ser beneficiada com o que a empresa vai executar. Missão e valores precisam estar claros e explícitos para todos os envolvidos.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/EVUzZgtqBng
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************