Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Orquestras Pelo Interior do Brasil

194 visualizações

ORQUESTRAS PELO INTERIOR DO PAIS?
Entre tantas notícias boas e más para a cultura brasileira, recentemente uma que parece interessante de tentar entender!

O presidente da FUNARTE, o maestro Dante Mantovani, recentemente alvo de muitas polêmicas foi nomeado no final de 2019. A Funarte é um órgão ligado ao Ministério da Cidadania ou Ministério do Turismo ou ainda será novamente um Ministério da Cultura (tudo pode mudar dependendo de quem está na pasta). A FUNARTE é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento a artes visuais, música, circo, dança e a teatro. Mantovani também disse que o foco para esse ano será as cidades do interior do país e o incentivo a novos artistas. Em parte das polêmicas em que o presidente da FUNARTE se envolveu vem de um post em uma rede social onde disse que livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Para ele, esse seria um dos motivos do alto índice de analfabetos no país. Depois em um vídeo antigo ele disse que “O rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo. O próprio John Lennon disse abertamente, mais de uma vez, que ele fez um pacto com o diabo”. Precisamos lembrar que ele também já defendeu a teoria da terra plana e disse que seus objetivos como presidente do órgão, é buscar resgatar os grandes artistas brasileiros e universais.
Como maestro que é, seria inevitável ele colocar mais sardinha na própria brasa e em sã consciência quem pode ser contra o Sistema Nacional de Orquestras Sociais?
O Sistema pretende desenvolver um programa de orquestra-escola em todas as regiões do Brasil. A ideia é utilizar a música para ajudar a erradicar a violência, a pobreza e o analfabetismo.
Sabemos quantas associações têm trabalhado com música em suas comunidades formando melhores cidadãos. Sabemos da importância do ensino da arte nessas comunidades.
Se vc procurar cada grande cidade brasileira tem pelo menos uma iniciativa dessas dando resultados excelentes e até exportando talentos para orquestras em todos os continentes.
Sou a primeira a querer que a arte e a cultura chegue ao maior número de pessoas possível e se chegar aos mais de 5 mil municípios brasileiros vai ser muito legal. E é possível que esse programa – a depender ainda da forma e metodologia utilizados – poderá de fato fazer alguma diferença.
Se além do conteúdo artístico os professores conseguirem transferir conhecimentos sobre cidadania, democracia, inclusão, respeito às diferenças, participação das comunidades nas instâncias de decisão junto aos gestores públicos e não especificamente fomentar a idolatria a este ou aquele “santo” ou mesmo fazer as cabeças para movimentos políticos partidários.
É importante acompanhar e verificar se as promessas do programa de fato chegarão a quem precisa e de que forma isso vai chegar.

▶ http://www.funarte.gov.br/funarte/funarte-anuncia-investimento-de-38-milhoes-para-as-artes/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/xtSo2zWkOd8
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************