Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque Jovens Estão no Vermelho?

258 visualizações

Porque jovens não conseguem ter suas contas em dia?

Não sou expert em psicologia para ficar com teorias sobre comportamentos inatos dos jovens, mas certo é que são eles que não conseguem sequer pagar suas contas o que dirá ter reservas financeiras?
O que todo jovem empregado ou não precisa saber é que o dinheiro não dá em árvores e não se multiplica sozinho.
É preciso saber que o dinheiro é finito e que você Não pode gastar mais do que ganha. Se você ganha mil não pode sair gastando dois mil.
O cartão de crédito é uma ferramenta excelente para programar pagamentos, mas não para adiar eles. Uma vez gasto qualquer valor se vc não pagar integralmente a fatura mensal a coisa pode ficar feia.
SE vc já está no vermelho precisa urgentemente tomar certas providências. A primeira delas é tentar saber por onde o seu dinheiro está indo embora. Normalmente ele vai embora por onde menos se espera. Ele vai embora naquelas despesas diárias com o lanchinho, o cafézinho, a bobagenzinha, tudo muito inho. Se vc pegar um caderninho e começar a anotar todas essas pequenas despesas diárias, vai ao final de quinze dias ou um mês perceber o rombo que elas podem causar.
É no dia a dia que o dinheiro escorre e a gente nem percebe.
Se você tiver por hábito tomar um cafezinho com um pão de queijo todos os dias antes de entrar no serviço ao custo de R$ 10,oo por dia, ao final de um mês vc terá gasto R$ 200,00 pelo menos. Será que vc PRECISA mesmo desse cafezinho pela manhã?
O problema é que se vc ganha mil reais, 20% do que vc ganha já ficou nesse cafezinho da manhã.
Tente fazer esse "caderninho" de gastos diários. Anote tudo nele. O café, o lanche da tarde, a bijuteria, o chocolate, o presentinho, enfim, qualquer despesa paga deve ser anotada no caderninho.
Depois de feito esse exercício pense no que esses valores representam no seu custo mensal.
Além disso é preciso programar as despesas maiores. Se vc contribui com as despesas da casa isso é uma grande ajuda para a família como um todo. Mas imagina se vc paga sem pestanejar a conta de água. Será que todos estão colaborando para que ela fique mais leve? Economizar no banho, na hora de escovar os dentes, ou mesmo quando for lavar o carro pode fazer toda a diferença. Isso vale para a conta de luz também.
Essas são despesas que não podemos deixar para o mês seguinte. São vilões na conta de luz o chuveiro e o ferro de passar roupas. Será que não dá para a família colaborar e tomar banhos mais rápidos e passar toda a roupa da casa de uma única vez? E não esquecer de apagar as lâmpadas da casa em cômodos que não estão sendo usados pode também ajudar nessa conta! Não é mesquinharia, é economia.
Comprar roupas e sapatos todos os meses ou toda semana só prá ficar na moda? Será que vc precisa mesmo de tantos sapatos, bolsas e roupas novas?
É possível entrar no Shopping e não comprar nada? Sim, é possível! Mas vc precisa de muita disciplina e força de vontade.
E mais do que economia é planejamento de gastos. Isso é muito importante! Planejar o que e como vai gastar o dinheiro que entrou. Com planejamento vc consegue inclusive poupar para realizar sonhos!
Cada economia feita pode significar um passo a mais em direção a realização de um sonho.
Deixa nos comentários deste vídeo se essas informações fizeram diferença no seu planejamento de gastos e se isso pode mudar o seu comportamento.
Vamos ver se planejando vc consegue manter as suas contas em dia?


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/9TYj-bjNOqY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************