Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque o Artesão Cede ao Turista que Pechincha

263 visualizações

Porque o artesão cede ao turista que pechincha?
Fica comigo que vamos falar da cultura da pechincha!

Pechinchar é uma ação cultural. Há países que têm essa tradição e não há venda sem uma boa negociação. Assim no Gran Bazar em Istambul se você não pechinchar não existe venda. O vendedor já espera uma barganha e uma boa conversa até chegar no preço final.
Mas é muito comum estarmos em viagem e queremos levar alguma lembrança do local. E claro que o produto artesanal é o que mais atrai os turistas.
Há dois lados nesse mercado.
O primeiro é o lado do turista que quer levar uma lembrança e vai pechinchar para levar o mais barato possível. É saudável essa negociação e importante que o turista não menospreze o trabalho executado. Muitos turistas querem o produto a todo custo e desvalorizam o trabalho do artesão por considerá-lo menor e para levar por um preço insignificante! E não há nada de menor no trabalho do artesão. Pelo contrário!
O mesmo turista que pechincha com o artesão dificilmente vai pechinchar na loja do shopping ou no supermercado porque essa é uma condição que não existe. Ou você paga o valor que está na etiqueta ou não leva o produto.
O segundo lado é o do artesão que por não estar preparado muitas vezes cede demais e concede descontos muito além do que poderia na ansiedade de ver o seu produto atravessando o país ou mesmo atravessando o oceano.
O artesão precisa estar preparado para o momento pechincha e saber quanto pode descer o seu preço.
A técnica da pechincha é saudável desde que não coloque em risco a saúde financeira do artesão.
Como turista precisamos valorizar os produtos artesanais brasileiros e dar-lhes o mesmo destaque que daríamos a qualquer produto industrial.
Como artesão é preciso antes mesmo de dizer o quanto custa, valorizar o produto contando a sua história, a sua tradição, e o impacto que gera na sua comunidade a venda de cada item.
Vender é importante, pechinchar é uma arte!
Valorizar a cultura local é importante e a pechincha faz parte da negociação!
Se você é artesão e está com o seu ponto de venda em um local turístico se prepare para as negociações. Ter uma margem para poder conceder um desconto significativo para o turista que está interessado no seu produto é fundamental.
Aprenda a arte da negociação para o momento da pechincha do turista.
Antes de mais nada valorize o seu produto!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/JELtv2_DXlg
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************