Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque o MEI se Aposenta com um Salário Mínimo

636 visualizações

PORQUE MEI SE APOSENTA COM UM SALÁRIO MÍNIMO?

Um MEI - Micro Empreendedor Individual é em essência um profissional autônomo devidamente legalizado, formalizado.
Como obrigação mensal ela paga uma "taxa" que gira hoje em torno de R$ 50,00. Um pouco mais ou um pouco menos dependendo da atividade que ele exerça e conforme ele estiver classificado nessa atividade.
Essa "taxa" mensal que é obrigatória inclui TODOS os impostos que ele está obrigado a recolher.
Mas a maior parte do valor fica para o INSS. Os microempreendedores individuais, que estão em dia com as suas contribuições, têm direito a receber os seguintes benefícios previdenciários: salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte, esse último para os seus dependentes. E claro, podem se aposentar por idade aos 65 anos (homens) e aos 60 anos (mulheres), desde que tenham, pelo menos, 180 meses de contribuição - Ou seja um MEI PRECISA de pelo menos 15 anos de contribuição para se aposentar hoje - junho/2019.
Ele pode somar o tempo de contribuição como MEI aos outros anos de contribuição como empregado por exemplo. Por isso é tão importante vc ter todos os documentos de contribuição organizados e não esquecer de pagar mensalmente o DAS - taxa do MEI.
O MEI pertence à categoria de Contribuinte Individual do INSS.
A contribuição mensal do MEI à previdência é feita na alíquota de 5% do salário mínimo, à qual NÃO dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição, nem, evidentemente, benefício superior ao salário mínimo.
Caso vc queira se aposentar com um valor superior ao salário mínimo precisará complementar mensalmente a sua contribuição. E sugiro que vc procure o seu contador para ajudar nesses cálculos e nesse pagamento.
Se quiser fazer sozinho basta adquirir uma guia chamada GPS, encontrada em papelarias e livrarias. Vc vai preencher esta guia com o código 1007 de pagamento, que é o código referente ao Contribuinte Individual mensal e o valor que você deseja receber de aposentadoria aplicando a seguinte fórmula:
(Salário Desejado – Salário Mínimo Nacional) x 20%.
O valor da contribuição complementar mensal é de 20% sobre a diferença entre o salário desejado e o salário mínimo nacional.
Assim vc consegue garantir um valor maior que o salário mínimo para a sua aposentadoria quando chegar a hora.
Lembre-se que esses pagamentos são mensais. Não esqueça de incluir esses valores em seus custos fixos. Caso haja atrasos no pagamento vc vai pagar tudo com correções e pode ficar difícil fazer os acertos.


▶ http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/6-pagamento-de-obrigacoes-mensais/6.4-caso-o-mei-receba-o-carne-da-cidadania-mas-ja-recolheu-a-guia-de-pagamento-das-como-proceder

▶ http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/5-previdencia-e-demais-beneficios/5-23-quais-sao-os-criterios-para-a-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao




**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/wyaTclBo0TI
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************