Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque Sindicatos de Classe no Artesanato?

243 visualizações

Estamos num debate neste momento sobre institucionalizar SINDICATOS DO ARTESANATO. O QUE O ARTESÃO TEM A VER COM SINDICATOS?
Vamos entender isso? Fica comigo!

Um pouco da história dos SINDICATOS prá gente contextualizar e entender.

Entender se SINDICATOS são mesmo necessários para artesãos e qualquer cidadão no mundo…

O sindicalismo tem origem nas corporações de ofício na Europa medieval. No século XVIII - dezoito, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores, vindos das indústrias têxteis que estavam doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos.

Durante a revolução francesa surgiram ideias liberais, isso estimulou a aprovação de leis que proibiam a atividade sindical. A lei conhecida como Lei Chapelier em nome da liberdade dos Direitos do Homem, acabou por considerar ilegais as associações de trabalhadores e patrões.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Le_Chapelier

Mas as organizações sindicais se reergueram de forma clandestina no século dezenove - XIX. No Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884, enfim foi reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações.

Com a Segunda Guerra Mundial, as ideias comunistas e socialistas predominaram nos movimentos sindicais espanhóis e italianos.

Já nos Estados Unidos, o sindicalismo nasceu por volta de 1827 e, em 1886, foi constituída a Federação Americana do Trabalho (AFL), que defendia o sindicalismo de resultados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/AFL-CIO

No plano político, os sindicatos detêm uma força considerável: na Alemanha, Reino Unido, Áustria e nações escandinavas a vinculação com os partidos políticos socialistas e trabalhistas confere aos sindicatos forte referência na formulação de diretrizes e na execução de política econômica. Os dirigentes sindicais são eleitos para cargos legislativos, e o principal instrumento de política sindical é a negociação coletiva.

No Brasil, os sindicatos sempre foram instituições economicamente dependentes. E vem se fortalecendo historicamente dando voz aos trabalhadores.
Os trabalhadores brasileiros tem fortes ligações com os SINDICATOS que os representam junto aos empregadores principalmente para as negociações salariais.

Resumindo

Os sindicatos acabaram por se fortalecer historicamente para defender e organizar empregados por melhores condições de trabalho e remuneração.
Nada contra SINDICATOS, até porque eles foram fundamentais em nossa história.
Mas porque uma classe de trabalhadores se reune nesse formato?
Basicamente para negociar com empregadores.
Aí eu tenho uma pergunta:
Porque artesãos precisariam se unir em um SINDICATO se eles não tem empregadores?

A forma de relacionamento do artesão para a colocação de seus produtos é basicamente com o mercado, com seus clientes e com outros artesãos. Não há nessa relação um EMPREGADOR do artesão.

Entendemos portanto que artesãos precisam se organizar de alguma forma para que juntos e de forma colaborativa possam procurar por melhores condições para o exercício do seu ofício e principalmente reconhecimento pelo importante trabalho que executam em suas comunidades e para o desenvolvimento econômico local ou regional.

Os vários CONSELHOS DE CULTURA, TURISMO e DESENVOLVIMENTO que já existem nos âmbitos municipal e estadual no território brasileiro podem, e devem, ser locais de discussão e acolhimento de demandas dos artesãos.

Mas é possível que seja necessário ir um pouco mais além porque nos CONSELHOS já existentes eles discutem políticas públicas e não exatamente particularidades do desenvolvimento profissional do artesão.
Para essas discussões talvez seja mesmo necessário a organização do coletivo num outro formato.

Uma associação sem fins lucrativos?Um Conselho nos moldes dos Conselhos de Medicina, Conselhos de Arquitetura e similares?

Fica aberta a discussão. O que você acha sobre esse assunto? Vamos debater?

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/ZBEzSjU1Vec
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************