Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque Você Deveria Comprar ou Vender um CNPJ

540 visualizações

VENDER CNPJ!
Porque você deveria comprar ou vender um CNPJ?
Fica comigo!
É preciso que fique bem claro que sou completamente contra a venda pura e simples de um número. Não se vende um CNPJ. Se vende uma empresa e há todo um processo jurídico e contábil para realizar os procedimentos dentro da lei.
Isso ocorre quando um empreendedor desiste do seu negócio e decide passá-lo prá frente. Assim ele anuncia a venda do empreendimento e negocia com o comprador com base em sua estrutura, logística, carteira de clientes, fornecedores, faturamento.
Há uma série de pontos a serem levados em conta por quem compra e um comprometimento legal de quem vende.
O processo envolve a entrada de uma pessoa física ou jurídica na composição do quadro de sócios da empresa já existente. A pessoa que sai ainda responde durante dois anos por qualquer problema existente com o fisco federal, estadual ou municipal.
Recentemente li alguns anúncios nas mídias sociais de produtores culturais do nordeste interessados na compra de CNPJ de produtoras no sudeste.
Causei nas mídias sociais argumentando!
Era clara a intenção dos interessados em comprar um número para poder ter um CNPJ com mais tempo de existência para conseguir participar mais facilmente de editais públicos ou mesmo privados.
Muitos Estados ou Municípios e ainda empresas ao lançarem seus editais públicos procuram por proponentes que tenham uma história, que não sejam aventureiros procurando exclusivamente por verbas.
Assim, os editais costumam ter exigências como a existência do CNPJ por pelo menos dois ou três anos no Estado onde o edital está lançado. E quem não está no Estado e quer apresentar um projeto considera interessante a “compra” de um número para poder entrar na concorrência.
Mas como dito – não é ilegal a compra de empresas mas é imoral uma tramitação dessas por pura conveniência de uma das partes e com real e exclusivo interesse em barganha!
O pior é que sabemos que a prática está consolidada!
Muitos interessados sequer realizam os trâmites legais, mas se incluem nas empresas ou nas organizações sociais já existentes para usufruir com exclusividade do tempo de existência delas.
Portanto, não existe a VENDA pura e simples de um CNPJ.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/FgFSC3rgj7w
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************