Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Projetos Vivem Sem Leis de Incentivo?

594 visualizações

Porque você precisa inscrever um projeto em lei de incentivo?
Dá prá viver sem lei de incentivo?

Hoje vou dizer prá você o que eu acho sobre isso!

Antes de entrar no que eu acho sobre as leis de incentivo e projetos culturais quero pedir prá você não esquecer de se inscrever no canal. O canal é atualizado de segunda a sexta, sempre com vídeos novos e prá não perder nada você precisa inclusive habilitar as notificações no sininho.

E vamos logo às tais leis de incentivo!

Elas existem para fomentar o mercado cultural. São eficientes e muitas estão funcionando há muito tempo. A Lei Rouanet é de 1991, portanto mais de 25 anos! E há leis de incentivo em praticamente todos os Estados brasileiros. Procure saber se o seu estado tem uma!

O que eu acredito é que elas são mais uma ferramenta de viabilização de projetos, mas não são únicas.
É possível sim realizar ações culturais sem leis de incentivo.
Você já deve ter feito algum projeto onde teve apoio da sua comunidade e fez acontecer? Ou estou errada? Me conta sobre isso aqui embaixo nos comentários!

Alguma vez você pensou em inscrever sua ideia em uma lei?
Sei que tem muito artista pelo país afora que nunca teve um projeto aprovado ou sequer tentou inscrever. E não fez isso por vários motivos. Mas o principal motivo é achar que é tudo muito complicado.
Complicado não é, mas é necessário uma dose de planejamento, foco, leitura e preparo.
Dá trabalho!

Mas o que quero reforçar aqui, hoje, é que é possível sim viver sem leis de incentivo.
Até porque há outras formas de você fazer acontecer a sua ideia.

Não dá para executar sem dinheiro! Não existem projetos a custo zero! Se você acha que o seu projeto é um projeto de custo zero está enganado! Isso quer dizer que você está pondo dinheiro do seu bolso ou do bolso de alguém. Por mais que as pessoas sejam amigas e estejam voluntariamente no seu projeto e por mais que você consiga tudo o que precisa com o empenho dos amigos, tudo tem custo!

As pessoas tem despesas. Os materiais e equipamentos que você precisa tem custos - aluguel, manutenção, etc. E quem está pagando essa conta se o seu projeto É CUSTO ZERO?
Muitas vezes é o dono do projeto que paga essa conta! E se o dono do projeto é você!!!!
É vc que está pagando a conta!

Dependendo do tamanho do seu projeto é possível sim não ter uma lei de incentivo! Se você está no interiorzão desse país eu acredito mesmo que você está realizando e sem lei nenhuma e com contas pagas por amigos e parceiros.

É possível contar - principalmente no interior, fora das grandes metrópoles - com apoios para os materiais gráficos, combustível, lanches, estrutura física, equipamentos de som e luz. É prática comum no interior que as prefeituras colaborem com ações culturais cedendo estrutura e tendo como contrapartida a logomarca da prefeitura no material de divulgação.
O grande problema é que essas ações / esses projetos acontecem e muitas vezes as pessoas que trabalham neles acabam por estar o tempo todo de forma voluntária e sem receber pelo trabalho que executam.

Conclusão - É possível sim executar ações culturais sem leis de incentivo, mas para isso é necessário contar com uma rede de apoiadores para tudo o que você for realizar e ainda ter parceiros voluntários para os serviços e a mão de obra que será necessária para o projeto.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/llsF5yjjJBY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************