Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Portfólio de Artista Iniciante – O Que Colocar?

586 visualizações

Portfólio de artista iniciante –
Sou artista iniciante! O que colocar no meu portfólio?
Você é um jovem artista, está iniciando a sua carreira agora e acredita que não tem nada para colocar no seu portfólio.
Afinal – O que é o portfólio?
Ele é um documento que você precisa construir reunindo tudo o que possa demonstrar / comprovar a sua experiência ou a sua competência de realização.
E não é só de artistas que o portfólio é exigido.
Ele vai ser solicitado quando você for inscrever o seu projeto numa lei de incentivo, num edital e até mesmo quando estiver procurando por uma colocação profissional.
O portfólio é diferente do currículo ou do book.
O book que é solicitado para modelos é constituído basicamente por fotos de corpo inteiro, de rosto, de mãos e pés – dependendo do tipo de trabalho que o modelo execute. Pode conter também as fotos realizadas por profissionais fotógrafos para editoriais, capas de revista ou publicidade.
O currículo é um documento basicamente escrito que conta a trajetória de formação e profissional de qualquer pessoa.
Já o portfólio vai conter fotos e material escaneado das matérias, publicações que comprovem que o profissional tem experiência no segmento do projeto que é objeto do edital ou do projeto que ele está apresentando numa lei de incentivo.
Normalmente é um documento que você constrói no seu computador para ser impresso. Já se for on-line pode ter um formato de site ou blog.
Por conter materiais do que você já realizou é provável que o artista iniciante não tenha muito o que colocar nesse portfólio.
Mas analise comigo!
Você não tem prêmios, nem exposições, nem matérias em jornais…
O que você pode colocar então no seu portfólio?
Se você é o jovem iniciante talvez não tenha ainda comprovações como as que eu acabei de mencionar, mas pode ter outras tão interessantes ou mais.
Você pode por exemplo ter estudado ou feito algum curso livre para se capacitar na arte que está desenvolvendo agora. E isso pode ter sido documentado na forma de trabalhos entregues (escritos ou não), um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso e até mesmo as reuniões dos grupos de trabalho na escola. Fotos desses encontros podem explicar o seu desenvolvimento e aprendizado.
Ah! Você é autodidata – nunca fez um curso para a arte que está desenvolvendo?
Um jovem artista já pode ter executado trabalhos voluntários em associações e escolas. Se fotografou ou se você se deixou fotografar executando esses trabalhos deve ter esse material. Essas fotos também são documentos para serem incluídos no portfólio.
Se nunca documentou o seu processo criativo está na hora de começar.
As fotos dos ensaios da banda, ou do ensaio do espetáculo podem estar nesse portfólio que você está começando a construir. Mesmo que o espetáculo seja amador e faça parte dos trabalhos na escola de teatro.
O portfólio não precisa ter 500 páginas e nem precisa ter 50 anos de registro! O portfólio vai ter exatamente o número de páginas ou de anos de registro do que você efetivamente já realizou. Quando chegar a ter 500 páginas é porque você já tem experiência e história suficientes que comprovam o que você vem realizando.
E é preciso começar!
Se conseguir em uma única página colocar uma ou duas fotos de trabalhos executados quer como aprendiz quer como voluntário já estará apresentando o que você sabe fazer!
Consiga declarações de professores, parceiros de escola, responsáveis em instituições onde você tenha realizado trabalho voluntário. Essas declarações são tão importantes quanto um certificado de um curso de especialização!
Parece pouco, mas para um jovem iniciante estes documentos e mais a vontade de querer aprender mais podem fazer toda a diferença!
Veja também o vídeo onde explico como preparar esse portfólio – o link está na descrição deste vídeo.

É isso!

Como fazer um portfólio
▶ https://youtu.be/hVTE0K8db6k

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/noSWO8Q8p94
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************