Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Posso Divulgar as Fotos das Crianças da ONG?

871 visualizações

São tão bonitinhas as crianças que você atende na ONG. E está divulgando as fotos delas tanto no facebook como nos videos que você fez e acabou de subir no youtube!

Vídeos e fotos com crianças costumam dar um milhão de likes no facebook. E a sua instituição está fazendo um trabalho muito bacana com elas e publica todos os dias fotos e mais fotos.
É importante que você perceba a forma correta de fazer isso. Lembrando que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu artigo quinto que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração. Podendo os pais ou responsáveis entender que o seu filho está sendo explorado pela ONG quando você compartilha a foto dele.
Antes que algum contra tempo ou mau entendido aconteça eu sugiro que você documente e consiga a autorização dos pais para que as fotos possam ir principalmente para os documentos de divulgação da instituição.Você vai fazer um banner, um convite, um cartaz com fotos das crianças atendidas na ONG.
Antes de fotografar prepare uma autorização que os pais precisam assinar. Vou deixar na descrição do vídeo um modelo de autorização para você se inspirar.
Além disso se o seu projeto foi inscrito, aprovado e viabilizado com leis de incentivo vai precisar dessas autorizações para as prestações de contas.
Se realizou atividades com as crianças além de fotos e vídeos vai precisar das fichas de inscrição de cada uma delas para comprovar quem são e quantas foram atendidas. A ficha de inscrição poderá ter os dados da criança ou adolescente e mais a autorização dos pais para que ela participe da atividade incluindo ali a informação de que a imagem dela poderá ser usada nos materiais de divulgação.
E você poderá me dizer que faz vinte anos que está realizando atividades com crianças e adolescentes, que nunca fez nada disso e que nunca vai precisar.
E eu vou te responder que já vi instituições serem fechadas por nunca terem providenciado esses documentos. Acionadas judicialmente por pais que se sentiram “usados” e solicitando uma indenização estratosférica foram obrigadas a vender o que não tinham para quitar a indenização.
Então antes de ter dor de cabeça deixe a documentação em ordem, fique tranquilo e ore prá nunca precisar dos documentos.

Link - Estatuto da Criança e do Adolescente
▶ http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/inclusao-social-e-equidade/acessibilidade/legislacao-pdf/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente

Modelo Autorização
▶ http://bit.ly/2uuq8q8


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Flp7O63gTIU
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************