Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quem é o Captador de Recursos?

5851 visualizações

Você tem um projeto aprovado numa lei de incentivo e precisa agora sair para captar recursos!
Como contratar um captador de recursos?

O seu projeto aprovado numa lei de incentivo vai usar impostos para incentivar a sua ideia. E muitas vezes sozinho você não consegue chegar ao patrocinador.
Você vai precisar de um captador de recursos.

O profissional que vai realizar essa atividade vai ser pago com a verba que está prevista e aprovada no seu projeto para pagar os serviços de captação de recursos.
Nas leis de incentivo o valor que cabe ao captador de recursos é de até 10% do valor total do projeto.
Não é possível pagar mais do que está aprovado porque você vai ter que comprovar o pagamento com NF que o captador vai emitir.

Quando iniciar o trabalho de captação de recursos indicamos que você assine um contrato com o profissional ou com a empresa que vai executar esse serviço. Isso faz com que o seu relacionamento seja profissional e no contrato você estabelece todas as condições do trabalho além da forma de pagamento e valores.

Para escolher o captador de recursos que vai trabalhar no seu projeto você precisa também analisar o portfólio dele.
Tente saber do profissional para quais projetos ele tem captado recursos.
Isso porque há profissionais que se especializam numa ou noutra lei ou mesmo se especializa em captar para um segmento específico.
Há captadores que só viabilizam projetos de música e se o seu projeto é de dança pode não ter sucesso com esse captador.

Captadores de recursos não costumam abrir para os proponentes as empresas com as quais eles mantém contato temendo que os produtores / proponentes “roubem" os contatos. Mas esse é um problema que pode ser resolvido com cláusulas de confidencialidade nos contratos.
Há empresas de captação de recursos que trabalham com porcentagens menores das estabelecidas nas leis de incentivo. São raras, mas existem. E você precisa entender o que exatamente eles vão executar uma vez que estarão ganhando menos do que o previsto no seu projeto.

Um excelente captador de recursos é aquele que se interessa de verdade pelo seu projeto, procura entender todas as etapas dele e até participa de forma mais ativa no processo de produção acompanhando, mais para entender do que para executar ou interferir no seu projeto. Também são raros, mas existem.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/tPSji9gzCzY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************