Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quem no Lugar de Regina Duarte ?

63904 visualizações

O atual governo suspeita que há esquerdistas infiltrados nos departamentos da secretaria especial de cultura. Indicados ou não pela atual secretaria, muitos estão sofrendo com as sucessivas nomeações e demissões. Algumas com até algum sentido, mas a maioria completamente sem pé ou cabeça.
O pesquisador e historiador Aquiles Brayner foi demitido três dias após ter sido nomeado para a diretoria do Departamento de Livro, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria Especial da Cultura, após terem circulado postagens compartilhadas por bolsonaristas afirmando que ele seria um “esquerdista infiltrado” no governo e que foi “hackeado”.
Ele acredita que como os ataques surgiram somente após sua nomeação para a pasta comandada por Regina Duarte, o alvo na verdade seria a própria Cultura, e não sua vida pessoal. Sequer levaram em consideração que ele, antes desta nomeação, trabalhava com o acervo privado do presidente da república.
Esse é só mais um dos casos dos mandos e desmandos com a cultura no país. E para poder fazer valer toda uma política pública calcada na democracia e na participação efetiva de cidadãos é necessário se colocar em cada uma das pastas federais cidadãos engajados, profissionais e técnicos com habilidade de negociação.
Além claro de ter algum trânsito com os governantes no momento de sua nomeação. Se o indicado não for simpático ao governo, no momento de sua nomeação, corre o risco de ver todas as suas iniciativas vetadas.
Estar numa pasta federal requer muita competência.
Se governante eu fosse tentaria colocar nas posições pessoas com alto grau de comprometimento com a pasta. Assim, na saúde não precisaria necessariamente ser um médico, mas um gestor que possa fazer na pasta uma ampliação do alcance do atendimento básico em todo o território nacional. Prá isso o profissional precisa entender não só de medicina, mas muito mais de logística e gestão tendo em vista o tamanho do país.
Já para a pasta da cultura eu só colocaria um artista do tamanho e porte de um Odilon Wagner por sua competência em articulação e sua efetiva participação em movimentos por políticas públicas. Tenho esbarrado com ele em vários eventos onde essas políticas públicas foram discutidas e tendo participado de vários encontros inclusive do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Poderia escolher qualquer membro deste Fórum – que é composto por notáveis e empresas produtoras competentes que tem debatido e se mobilizado pelos direitos culturais em todo o território nacional.
Poderia escolher um Célio Turino – não só por ser o pai dos Pontos de Cultura, mas por ser um historiador que conhece como ninguém os problemas dos menores coletivos existentes nos mais perdidos cantos deste Brasil tendo o seu programa Cultura Viva reconhecimento internacional e até do Papa Francisco.
Poderia chamar novamente profissionais como Cláudia Leitão que tentou implementar um programa para a Economia Criativa e que por motivos exclusivamente políticos não conseguiu levar adiante. Naquele momento cheguei a fazer um curso de aperfeiçoamento como Facilitadora para projetos e gestão em economia criativa administrado por seu departamento vinculado ao MinC. Enquanto secretária de cultura no Ceará fez um trabalho invejável de implantação do Sistema Estadual de Cultura tendo o mérito de ter viajado em cada um dos 184 municípios falando e implantando o Sistema Municipal de Cultura.
Ou chamaria até mesmo um Sérgio Sá Leitão que a despeito de não ser uma unanimidade conseguiu capitanear o MinC num momento particular encabeçando uma equipe que sofria com uma CPI da Rouanet. E até por conta da CPI conseguiu quase que eliminar um contencioso represado de prestação de contas entregues e não analisadas, além de ter dado suporte e reconhecimento para fortalecer o SALIC sendo opositor a medidas que retiravam da cultura verbas importantes.
Estes são alguns dos nomes mais competentes do que os recentemente nomeados pela atual gestão.
E você, quem sugeriria para substituir Regina Duarte neste momento de iminente demissão?
Deixa nos comentários os nomes e o porque vc escolheria esse profissional para a pasta da cultura neste momento.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/AuZpYgvq6Mg
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************