Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quer Empreender? Acha Que Pode Ser Fácil?

306 visualizações

Quer empreender? Acha que pode ser fácil?
Como é a vida de um empreendedor?
Fica comigo que vamos falar de alguns pontos, crenças sobre o que é ser empreendedor!
Você não está bem na empresa onde é empregado e até acha que seu chefe – que é o dono da empresa – não faz nada e ganha muito. Tudo o que ele faz, você consegue fazer melhor e acha que pode empreender no mesmo segmento e se tornar até concorrente?
Então…
Isso me aconteceu em alguns momentos na minha vida quando eu empreendia prestando serviços num outro segmento que não é o cultural.
Eu tinha sempre uma equipe de profissionais – que prestavam serviços de forma pontual comigo e para os meus clientes.
Eram contratados por serviço. Vinham executavam e iam embora. Muitos ficaram comigo por muito tempo, mas alguns se arvoraram em arriscar no mesmo segmento sem levar em consideração tudo o que eu fazia.
Ficava – prá eles – talvez, a impressão de que eu ganhava muuuuito dinheiro nas costas deles. Todos os que tentaram virar concorrentes se deram mal. Esqueceram que precisariam investir em equipamentos, contatos, divulgação, saber lidar com o cliente, cumprir metas, tarefas, arregimentar profissionais, cuidar de compras, entregas, pagamentos, reuniões para fechamento de novos negócios.
Enfim!
Quem empreende não tem chefe?
Só parece que não tem. O chefe de quem empreende muitas vezes é o cliente a quem ele deve prestar contas e entregar um excelente produto ou serviço.
Aqueles profissionais freelancer que trabalhavam para mim até podiam ter a impressão de que eu não fazia nada, que eu tinha muito tempo livre.
Mas apesar de não ter uma rotina eu tinha prazos a cumprir e precisava administrar tanto a agenda do cliente quanto a agenda dos profissionais que estavam comigo.
Cuidar do tempo é uma habilidade que precisamos desenvolver quando estamos empreendendo.
Cuidar de que o trabalho seja entregue dentro do prazo estipulado e acordado em contrato com os clientes é fundamental para você não perder a credibilidade.
E claro, se souber administrar o tempo vai caber tudo na sua agenda, inclusive as escapadas para as compras pessoais, a ida ao teatro, o café com os amigos e o churrasco do final de semana.
Quem empreende, se não souber administrar o seu tempo, vai sacrificar parte dele. Principalmente o tempo que poderia ser dedicado à família e ao seu próprio bem estar. E claro, se vc é um empreendedor da cultura pode perder inclusive os finais de semana. O artista trabalha exatamente no momento em que o outro está se divertindo!
E quanto a ficar rica?
Ainda não fiquei! Se ficar rica significa estar plena de conhecimento, capacitação, empenho, oportunidades, reconhecimento pelo trabalho executado, estou rica sim!
Mas o tempo todo e desde aquela época onde tinha muitos profissionais comigo investi tempo e dinheiro.
É preciso investir dinheiro em novos equipamentos – sempre e cada vez mais para se manter atualizado com a qualidade do serviço que se presta. Não dá para oferecer serviços de corte de grama com tesouras manuais quando já temos cortadores elétricos e robotizados.
Ninguém fica rico e tem sucesso de forma instantânea. São muitas as variáveis que podem fazer o empreendedor se destacar.
Você pode ter percebido uma onda e está surfando nela. E é preciso cuidado porque a onda pode acabar na praia e sem força alguma para gerar qualquer outro impacto.
Você pode ter inovado e resolvido um problema gerando uma nova startup. E com isso ficar rico de uma hora prá outra. Mas cuidado! Uma startup não nasce do acaso! Ela é planejada e estudada para gerar impacto e crescer de forma exponencial.
Embora para ser empreendedor existam algumas habilidades importantes que todos podem desenvolver é preciso planejar o empreendimento e saber que você vai trabalhar muito e pode demorar ou nunca ficar rico!
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/5aw1Uw92e-s
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************