Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como a ONG Pode Ter Reconhecimento?

1159 visualizações

Como ser a melhor ONG Brasileira?
Como a ONG pode ter reconhecimento no mercado?
Fica Comigo!

Acredito que para que a ONG possa ter algum reconhecimento no mercado ela pode seguir algumas dicas. Ver por exemplo o que é exigido dela para que ela se inscreva numa premiação já pode ser um início.
Assim ela pode ver se atende todos os requisitos da premiação e corrigir o que eventualmente ainda não tenha tão redondo.
E os prêmios costumam analisar pelo menos cinco aspectos da ONG.

Aspecto 1 - Causa e estratégia de atuação.
Qual a causa que a ONG defende. Porque ela existe? E como ela executa o seu trabalho para defender essa causa.
Qual a estratégia de relacionamento para que os objetivos dela sejam alcançados? Quantos e quais pessoas ou comunidade ela atende? Quantas pessoas estão envolvidas com a execução desse trabalho? E todo o trabalho que a ONG executa tem que estar alinhado com a sua Missão e Objetivos.

Segundo aspecto - Representação e responsabilidade - A ONG tem realizado as suas reuniões de organização de forma regular? Todos os responsáveis pela ONG estão com os seus nomes e cargos publicados no site da instituição? Seus balanços e documentos estão também registrados e publicados? A organização tem um conselho consultivo?
Essas são questões importantes porque colocam a transparência da gestão da instituição em cheque.

Aspecto 3 - Gestão e Planejamento - A organização realizou ou realiza um planejamento estratégico? Realizou um tem um planejamento operacional pelo menos para o próximo ano? E o fluxo de caixa da instituição está previsto? Tem um orçamento para o ano corrente? Tem um plano de captação de recursos? Está treinando a equipe? A equipe participa do planejamento? E quais os indicadores de resultado a ONG está usando para deixar claro que o que está fazendo está dando certo ou está no caminho correto?

Quarto aspecto - Estratégia de financiamento - Tem doadores ou projetos capazes de provocar a sustentabilidade financeira da instituição? Tem pelo menos uma pessoa na instituição pensando a captação de recursos? Ela consegue receber doações pela internet? Quanto do que ela arrecada é destinada à causa e quanto fica para a administração?

E por fim um quinto aspecto - Comunicação e prestação de contas. A ONG tem um site? Páginas no Facebook? Conta no Twitter? Está publicando relatórios anuais no site? E os documentos contábeis - balanço e relatórios também estão publicados? Envia relatórios regulares ao seu público, seguidores?

Por minha conta eu ainda incluiria um outro aspecto. O relacionamento em rede. Ter uma rede de relacionamentos composta por pessoas que podem fazer de fato a diferença no segmento de atuação da ONG sendo parceiras na execução da Missão e objetivos além de levar o nome da instituição a outras redes.

Com essas informações básicas você consegue pensar estratégias para fazer todo o trabalho da ONG dar certo. Sucesso na empreitada!

É isso!

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/XBd8AkXEVYQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************