Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sabia Que Temos Indicados ao OSCAR Desde 1945?

151 visualizações

O BRASIL E O OSCAR
Vc sabia que temos indicados ao OSCAR desde 1945?
Quem são esses indicados?

Com dados da wikipédia vejamos quem foram até hoje os brasileiros indicados a desfilar no
“tapete vermelho”, mas que quase ou mesmo levaram a estatueta.

A estreia do Brasil na maior premiação do cinema mundial ocorreu em 1945, quando a composição “Rio de Janeiro”, do brasileiro Ary Barroso, disputou a estatueta de Melhor Canção Original pelo filme norte-americano Brazil. Era uma música nossa em um filme deles.
Em 1960, o drama ítalo-franco-brasileiro Orfeu Negro venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas representando a França, não o Brasil.
Já em 1963, o país teve seu próprio representante entre os melhores filmes estrangeiros do ano com a obra O Pagador de Promessas.
A coprodução brasileira Raoni, que mostra a vida do líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, disputou a categoria de Melhor Documentário em 1979.
Três anos depois, o Brasil voltou a marcar presença na categoria de Melhor Documentário, dessa vez a brasileira Tetê Vasconcellos concorreu por seu trabalho em El Salvador: Another Vietnam.
Em 1986, a coprodução brasileira O Beijo da Mulher-Aranha recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para o brasileiro naturalizado Hector Babenco. Em 1993, a brasileira Luciana Arrighi consagrou-se vencedora do Oscar de Melhor Direção de Arte pelo drama inglês Howards End; ela ainda concorreu ao prêmio em outras duas ocasiões. Ainda nos anos 90, três representantes brasileiros disputaram a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro: O Quatrilho (em 1996), O Que É Isso, Companheiro? (em 1998) e Central do Brasil (em 1999), sendo que este último rendeu ainda uma indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
Em 2001, o cinema brasileiro foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-metragem em Live-action com Uma História de Futebol.
Em 2004, uma surpresa: Cidade de Deus, ignorado como Melhor Filme Estrangeiro no ano anterior, recebeu quatro indicações nas categorias principais: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
No ano seguinte, 2005, o filme Diários de Motocicleta disputou dois Oscars e, ainda que nenhum conteúdo tenha sido brasileiro, a obra foi dirigida pelo carioca Walter Salles (o mesmo responsável por Central do Brasil).
Na década de 2010, duas coproduções brasileiras não-ficcionais, que narram a história de vida de artistas brasileiros, concorreram como Melhor Documentário; a primeira Lixo Extraordinário (sobre o artista plástico paulista Vik Muniz), e a segunda O Sal da Terra (sobre o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado).
Na edição do Oscar 2016, O Menino e o Mundo foi nomeado a Melhor Filme de Animação. Trata-se da primeira produção brasileira indicada ao Oscar de animação, contudo, não foi a primeira vez que um brasileiro disputou o prêmio, já que, em 2003 Carlos Saldanha foi indicado por seu trabalho na animação norte-americana Ice Age ou Era do Gelo. Saldanha, aliás, já dirigiu quatro filmes indicados ao Oscar (Ice Age, Gone Nutty ou A Aventura Perdida de Scrat, Rio e Ferdinand).
Em 2018, a coprodução envolvendo vários países, inclusive o Brasil, Me Chame Pelo Seu Nome, foi indicada em quatro categorias, tendo vencido a de Melhor Roteiro Adaptado.
Em 2020, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado na categoria de Melhor Documentário – e o filme Dois Papas dirigido por Fernando Meirelles concorre em três categorias, em Melhor Ator Coadjuvante, para Anthony Hopkins, que interpreta o papa alemão Bento XVI, Melhor Ator Principal, para Jonathan Pryce, que interpreta o atual papa Francisco I, e Melhor Roteiro Adaptado, para Anthony McCarten.Ver resultado do OSCAR para incluir informação da premiação deste ano…..
Parece pouco pelo tanto que o cinema brasileiro tem produzido nas últimas décadas, mas só o fato de ser indicado à premiação já é um avanço e um reconhecimento para a nossa indústria cinematográfica que vem sofrendo ataques regulares e falta de incentivo na atual gestão.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Gb6BFUKMqrE
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************