Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sobra Dinheiro nas ONGs

278 visualizações

Sobra dinheiro nas ONG's?
Uma ONG pode usar as "sobras" e investir em que tipo de ações?

É importante que você saiba que uma ONG - Organização não Governamental legalmente instituída como associação sem fins lucrativos pode receber verbas específicas para projetos que venha desenvolvendo. Essas verbas podem ter origem em editais, projetos aprovados em leis de incentivo, programas federais e mesmo emendas parlamentares de todas as instâncias. A ONG pode ainda vender produtos e serviços.
Sabemos o quanto uma organização do terceiro setor pode fazer pelas comunidades onde estão inseridas. É preciso entender que essas associações são responsáveis por ações que resolvem problemas que na verdade deveriam ser resolvidos pelo poder público. E é claro que as prefeituras e todos os órgãos vinculados a ela bem como todos os outros órgãos públicos em todas as instâncias - estadual e mesmo federal - não conseguem dar conta de resolver tudo o que precisamos.
E muitas vezes não é falta de vontade. É que para o poder público resolver problemas tão pontuais ou específicos é preciso mover uma máquina gigantesca e principalmente sem ferir nenhuma legislação. Então fica muito mais simples dar o dinheiro - seguindo regras e leis - para que a ONG realize com competência aquilo que o poder público não dá conta.
E é claro também que as associações PRECISAM dessas verbas públicas para poderem executar seus trabalho. E sabemos o quanto é complicado sobreviver. E sobrar dinheiro então é quase impossível!
Mas milagres acontecem. Associações além de receber verbas públicas podem vender produtos e serviços e se contarem com uma administração eficiente é possível sim sobrar alguma verba no final do ano.
E se isso acontecer o que a associação - ONG - pode fazer com essa grana que está sobrando?
Ela pode e deve reinvestir na própria associação. Como fazer isso?
Bom é preciso que uma assembleia seja chamada e que essa assembleia decida o que fazer com as "sobras" financeiras. Normalmente é na assembleia de prestação de contas anual onde os balancetes são apresentados depois de terem passado pelo Conselho Fiscal e terem sido aprovados por ele que tudo pode ser decidido.
O Conselho Administrativo - composto pela Diretoria da associação pode sugerir usar as "sobras" na compra de equipamentos, carro, mobília, ampliação do atendimento ao público que já é atendido pela ONG, guardar a verba que está sobrando numa aplicação financeira para que seja usada no futuro em algo maior como a compra de uma sala ou uma casa.
Enfim as sugestões podem ser propostas pela diretoria e membros associados, analisadas e aprovadas pela assembleia conforme estiver previsto no Estatuto e Regimento Interno da associação.
Se e quando houver sobras financeiras elas vão sempre voltar para a associação e nunca irão beneficiar uma pessoa específica ou um membro da diretoria.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/g6P4tnYXz40
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************