Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Segunda Meta – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

235 visualizações

Segunda meta – ODS
Porque vc acharia que acabar com a fome no planeta é uma ação que pode fazer mal à sociedade ou mesmo acabar com a populacao do planeta?

A Agenda 21 instituída por lideranças e sociedade civil do mundo todo em 1992 é um documento que deu diretrizes e o empurrão necessário para melhorar a qualidade de vida no planeta terra.
Com objetivos e metas que vários países implementaram.
Em reuniões seguintes foram estabelecidos outros objetivos, primeiro na Agenda 2015 e agora mais recentemente a agenda 2030. Essas agendas dão um norte para que cada cidadão, cada agente social, cada política pública possa ser pensada. E sempre com a meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta em que vivemos.

A Agenda 2030 nos dá pistas de como podemos atuar em cada uma das metas.
Essa é só a meta número DOIS
– a meta de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Se a sua instituição está trabalhando com nutrição para crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, está atendendo essa meta.
Se vc desenhou os objetivos de sua instituição pensando em acabar com a desnutrição das crianças de sua comunidade e de alguma forma está atendendo também as necessidades de alimentação de adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas está trabalhando com foco na meta número 2 dos ODS’s.

Além disso essa meta prevê que seria importante dobrar até 2030 a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola.
Pensar na diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas espécies selvagens para garantir uma divisão mais justa dos benefícios gerados com a utilização de conhecimentos tradicionais também é atender de alguma forma essa segunda meta.
É papel dos gestores públicos colaborar para que haja aumento do investimento inclusive com cooperação internacional para infraestrutura rural, pesquisa, desenvolvimento de tecnologia para aumentar a capacidade de produção agrícola no país.
Isso é só parte do que uma associação sem fins lucrativos pode fazer para colaborar com a redução da fome tanto no país como no mundo.
Se vc pensa que isso é impossível é porque não começou.
Se vc já está fazendo pense que usar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com um argumento pode ser interessante para alavancar as atividades da sua instituição.
Só não dá para alegar que acabar com a fome no mundo é uma conspiração para acabar com a humanidade. Acabar com a fome no mundo não acaba com a humanidade, pelo contrário fortalece essa humanidade.
É isso!

Link ODS – meta 2
▶ https://nacoesunidas.org/pos2015/ods2/

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/mhunZs6JBng
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************