Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Segurança nos Projetos Sociais e Culturtais

200 visualizações

Você acha que nada vai dar errado no seu projeto?
Se você tem acompanhados as notícias deve ter percebido que carros alegóricos de escolas de samba andaram quebrando e que mesmo o Oscar - considerado um evento top teve deslizes esse ano.
Mas o que tudo isso tem a ver com segurança?
Fica comigo que hoje esse é o nosso assunto!

Ter a melhor equipe, concentrada no que está fazendo não pode ser um privilégio - tem que ser obrigação. E nos dias de hoje conseguir que uma pessoa deixe o celular de lado e foque no trabalho é realmente uma proeza.
No evento do Oscar deste ano um erro imperdoável aconteceu quando o produtor responsável pela entrega de envelopes fez uma”pequena" troca e justo no prêmio mais esperado - o de melhor filme. Claro que a saia justa foi contornada no momento do evento e depois todos ficaram felizes com a correção feita ao vivo e para o mundo inteiro, tirando o Oscar das mãos de La La Land e colocando nas mãos corretas de Moonlight.

Mas e se o produtor responsável pela entrega de envelopes fosse responsável pela circulação de pessoas no seu evento e deixasse passar uma criança num local onde ela não deveria estar?
Ou se esse produtor fosse a pessoa responsável pelo serviço de bebidas e servisse bebidas trocadas a pessoas alérgicas.
Percebe como um pequeno deslize pode comprometer vidas?

E quanto às Escolas de Samba que tiveram seus carros alegóricos deslizando de maneira errada na pista ou com partes despencando ferindo gravemente pessoas?
Será que algo foi feito errado?
Alguém esqueceu de apertar algum parafuso? Somente o trabalho de perícia poderá esclarecer exatamente o que aconteceu. Mas foram erros de segurança que não poderiam ter acontecido.

Conheci um engenheiro especialista em acidentes aéreos que me disse certa vez: - Por trás de uma falha mecânica há sempre uma falha humana.
Isso quer dizer que se o parafuso quebrou é porque alguém não checou se ele estava em ordem. Se o equipamento não funcionou alguém esqueceu de verificar se ele estava em ordem. Se o combustível acabou no meio da sua viagem de férias e porque você não verificou o tanque para saber se tinha gasolina suficiente prá chegar à praia.

Mas porque - nós brasileiros - não pensamos em primeiro lugar na SEGURANÇA?
Segurança em todos os sentidos.
Desde segurança nos acessos, segurança nos documentos, segurança nas construções dos cenários, segurança nos figurinos, segurança dos equipamentos do carro para podermos viajar.

Pensar e executar a segurança no seu projeto ou no seu evento tem que ser uma prioridade - sempre!

Temos que dar a devida atenção aos itens necessários para fazer certo de primeira, com as pessoas certas, nos lugares certos e com os equipamentos certos.
Há sempre regras de segurança para qualquer atividade que a gente vá realizar. Procure conhecer as regras de segurança do local onde o projeto vai acontecer. Será que ele está com todos os equipamentos de combate a incêndio em ordem? E as portas de emergência estão livres?

Se o local não tem a segurança necessária para o seu evento sempre há tempo de exigir dos responsáveis que resolvam as pendências ou mesmo mudar de lugar.
Pense nisso! Será que você está pensando em todos os itens necessários à SEGURANÇA do seu projeto ou do seu evento?


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/nIfqwu2OCBQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************