Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sua ONG Precisa ter um Site

673 visualizações

Sua ONG PRECISA TER UM SITE
Muitas coisas acontecem no âmbito virtual por isso é importante que a associação tenha um site. Mas como começar?

É importante vc entender que quando chega a hora de contar para o mundo que a ONG existe vc vai usar a internet prá isso.
Patrocinadores querem saber mais sobre o que vc faz e muitas vezes o site pode ser a vitrine ideal. Assim quem quiser conhecer não precisa visitar fisicamente. Há patrocinadores que investem em instituições que não estão tão perto deles.
O site pode existir em plataformas gratuitas que existem mas o domínio PRECISA estar registrado.
Mas onde e como registrar o domínio.
Domínio é o nome que você dará ao site.
É interessante que o nome - o domínio - que vc vai definir seja o mais próximo possível do nome da associação. Temos a tendência a tentar inventar nomes bonitos e siglas que muitas vezes não tem nada a ver com a identidade da instituição. Por isso é estratégico que o nome que vc vai colocar no site seja o mesmo da associação ou o mais próximo possível do nome da instituição.
Saiba que existe um órgão oficial para esses registros no Brasil. É no Registro.br órgão do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br que vc vai registrar o seu domínio.
O NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br - que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br
É no Registro.br que vc pode registrar qualquer domínio - nome de site.
No Registro.br você pode procurar se não existe o domínio que vc definiu e registrar pagando uma taxa anual de $ 40,00. Portanto não é o custo do registro que vai impedir de vc ter o seu próprio domínio.
E qual designação ter?
.com.br / .org.br / .org?
As associações sem fins lucrativos que queiram se registrar com o domínio .org.br PRECISAM encaminhar para o Registro.br uma documentação. Entre os documentos está o Estatuto e ata de eleição ou fundação da ONG, comprovante de endereço e documentos do responsável pela instituição.
É possível para a ONG ter um domínio ORG.BR sem encaminhar esses documentos? Infelizmente não.
O Controle do órgão responsável pelos domínios no Brasil é realizado e sem esses documentos o domínio ORG.BR não acontece.
MAS é possível ter o domínio .ORG SEM o BR em outros órgãos de registro. Mas saiba que sem o BR o seu reconhecimento como iniciativa brasileira pode ficar comprometido além de poder causar alguma confusão com outras instituições similares fora do país.
Recentemente o REGISTRO.BR detectou um número bem grande de associações informais e coletivos nas mais variadas áreas. E muitas instituições querem ter o seu próprio domínio. Assim o REGISTRO.BR está disponibilizando agora outra desinência que é o ONG.BR
Para ter essa desinência o grupo interessado não precisará apresentar os mesmos documentos da associação formalizada. Vai ficar mais fácil para os coletivos mesmo sem CNPJ registrarem seus domínios.
Preparado para fazer o site da instituição ou do seu coletivo acontecer?


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/57OmGPyUVho
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************